Geral

Parque das Nações Cincinato Naspolini completa 150 dias

Situado em uma área de aproximadamente 15 mil m² no bairro Próspera, o local atrai gente de todas as idades.

A comunidade de Criciúma comemora, nesta sexta-feira (24), os 150 dias da inauguração do Parque das Nações Cincinato Naspolini, localizado no bairro Próspera. O local nasceu como um dos maiores empreendimentos de lazer público do Estado, em 27/9/2011 e logo caiu no gosto da população criciumense e da região, que adotou o espaço para turismo, diversão e manutenção da saúde.

Situado em uma área de aproximadamente 15 mil m² no bairro Próspera, o local atrai gente de todas as idades. De acordo com o prefeito Clésio Salvaro, este sempre foi o principal objetivo. “Quando tivemos a ideia de lançar um parque para toda família criciumense, sabíamos que seria bem aceito e que faria parte da vida das pessoas, mas hoje estamos surpreendidos. O Parque das Nações é um sucesso tão grande, que reúne famílias não só de Criciúma, mas de Santa Catarina e de todo o Brasil”, afirma.

Ao todo, mais de 140 mil pessoas oriundas de Criciúma, de outras partes do Estado de Santa Catarina, de diferentes cidades do Brasil e até de países vizinhos passaram pelo Parque das Nações. Nos 150 dias de funcionamento, o local, além das atrações que constitui, abrigou shows e eventos.

Os espaços destinados aos frequentadores (crianças, adolescentes e adultos), atraem pessoas de todas as idades. O principal destino, principalmente dos turistas, é a locomotiva Teresinha. É praticamente impossível visitar o Parque das Nações sem fazer um passeio pela réplica de um modelo alemão da década de 1920, com dois vagões. O percurso pode ser feito com até 20 pessoas por vez pela estrada de ferro de 800 metros no entorno do parque, chegando a levar mais de mil pessoas em suas viagens diárias.

O ponto de partida da Teresinha é a estação Cresciúma, réplica da Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, primeira parada da história da cidade, inaugurada em 1919, que por volta de 1975 foi desativada e em seguida demolida.

Além da réplica da estação de trem, o Parque das Nações conta com pista de caminhada, ciclovia, uma quadra poliesportiva, quadra de basquete, futebol de grama, três parquinhos, duas canchas de bocha acarpetadas, um bolão, lago. Um grandioso palco para shows e apresentações abrem oportunidades para todas as culturas do município e grandes eventos.

O parque contém canteiros ajardinados e árvores distribuídos por toda a extensão. As mudas vão crescendo e mudando a paisagem dia a dia, dando novas características para o local. O colorido das plantas promove comentários positivos entre as pessoas que transitam ou simplesmente visitam o local. “O espaço pra caminhada é bom, principalmente durante a semana, tanto é que final de semana fica sempre lotado. O parque é um ótimo ambiente”, diz a professora Morgana da Silva, que adotou o lugar para caminhar todos os dias.

Desde que foi aberto ao público criciumense, o parque recebeu diversas melhorias, como inauguração da pista de bolão (onde a modalidade teve as disputas nos JASC em 2011), pavimentação da pista de caminhada com asfalto, o Monumento da Paz e a realização de adubação e arborização, bem como o processo de substituição de árvores que declinaram e o plantio em outros locais onde ainda não havia árvores. “Estamos muito satisfeitos com os resultados de arborização do parque, não perdemos mais do que 3% do plantio, mesmo com o terreno anterior que era de piritas, de três mil árvores plantadas apenas 50 morreram”, destacou o diretor de arborização da Famcri, Tarcísio Pereira.

De acordo com o administrador do parque, José Carlos de Oliveira as mudanças estão acontecendo para melhorar o local. “Estamos buscando melhorar sempre. Vamos pintar a pista que o pessoal tem usado para realizar as caminhadas. Além disso, o espaço que foi utilizado pelo bolão no JASC vai contar com um profissional para cuidar do espaço”, lembrou Oliveira.

A população pode utilizar o parque, que é totalmente gratuito, para qualquer evento. Basta procurar a administração do parque e conversar com os coordenadores para marcar datas e horários.

Teresinha já fez milésima viagem

Entre os milhares de visitantes que passaram pelo Parque das Nações, a grande maioria andou na Teresinha, que já passeou pelo parque quase 1500 vezes, com cerca de 42 mil passageiros.
A milésima viagem da locomotiva foi completada no dia 17/12/11, com 34 mil visitantes, que participaram das suas viagens e conheceram um pouco da história do município.

De acordo com o maquinista da Teresinha, Edgar Tarcísio da Silva, conhecido por Tubarão, as viagens que a maquina faz registram sempre a alegria das pessoas que estão participando dela. “Eu me sinto muito bem em cada viagem porque vejo a felicidade das pessoas no olhar delas. Muitas pessoas lembram de quando eram jovens e andavam de trem para visitar a família em cidades próximas. Por conta disso, eu adoro o que eu faço. As crianças principalmente gostam muito do passeio”, explicou tubarão.

As viagens que a Teresinha já fez dentro do parque é proporcional a uma ida e volta a Curitiba. Durante o percurso, o maquinista explica como funciona a máquina e todos os espaços que as pessoas podem utilizar dentro do parque. A lanchonete do parque que esta localizada na estação Cresciuma abre às 9 horas e fechas às 22 horas. No mesmo espaço da lanchonete, a Afasc vende produtos que lembram a cidade e o parque. 

[soliloquy id=”863″]