Geral

Parque das Nações recebe a Olimpíada da Saúde Mental

O dia é em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial

O Parque das Nações Cincinato Naspolini, recebeu durante todo o dia de hoje (17), a primeira Olimpíada da Saúde Mental. Usuários dos CAP’s de Criciúma participaram de diversas atividades esportivas e culturais, para celebrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado amanhã (18).

O coordenador da Saúde Mental, Denílson Rodrigues Fonseca, fala que esse é um dia especial na luta em defesa dos direitos das pessoas com sofrimentos decorrentes de transtornos mentais e/ou que fazem uso problemático de substâncias psicoativas. “Este dia é para a sociedade que é possível tratar as pessoas em espaços abertos”, destaca.

O prefeito Márcio Búrigo prestigiou a abertura do evento e ressaltou que as pessoas precisam respeitar as diferenças e o que o trabalho da secretaria de saúde faz, é fundamental para inserção social dos usuários. “É uma maneira de integrar os CAPs, e provar que essas pessoas podem, mesmo com algum problema psicológico, se relacionar com as pessoas no dia a dia”, conta.

Usuário do CAP’s II, Pedro Paulo, 42 anos, está há seis meses realizando tratamento. “Eu me sinto muito melhor do que quando entrei, graças às atividades que participo. Hoje, essas atividades vão além de brincadeiras, é uma forma de nos relacionarmos com outras pessoas”, afirma.

Além dos CAPs II, CAPs III, CAPs II ad, CAPs I, o projeto SOMAR estava participando do evento com exposições dos trabalhos.