Geral

Parque das Nações será palco do lançamento de ações no mês de combate ao câncer de mama

Durante todo mês de outubro, palestras de conscientização serão realizadas

Para alertar a população sobre a detecção precoce do câncer de mama e outros tipos da doença na mulher, a Secretaria do Sistema de Saúde, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Associação Amor a Vida (AMOVI), Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Associação Feminina Assistência Social Criciúma (Afasc), entre outras entidades, realizará, nesta terça-feira, (1), a abertura da programação do Outubro Rosa. O evento será realizado no Parque das Nações Cincinato Naspolini, a partir das 19h.

De acordo com a secretária de Saúde, Geovânia de Sá, o Outubro Rosa é um movimento em nível mundial que procura alertar as mulheres com relação ao diagnóstico precoce da doença. “Precisamos de que as pessoas se conscientizem sobre a importância do diagnóstico antecipado da doença. Temos que trabalhar a prevenção do câncer de mama durante este mês que ocorre a campanha de forma mais firme, mas vale lembrar que durante todo ano é necessário que as mulheres compareçam ao seu médico de confiança para verificar sua saúde”, destacou a secretária.
A campanha Outubro Rosa, teve início na Califórnia com o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama no mundo e incentivar as mulheres a respeito da prevenção da doença. A doença, quando descoberta na fase inicial, possui cerca de 95% de chance de cura.

Segundo a coordenadora de Educação Permanente em Saúde, Andréia Sharon Salomão, muitas surpresas estão sendo preparada para as pessoas que comparecerem aos eventos do Outubro Rosa. “Estamos visando à saúde da mulher. Esperamos que toda a população participe de tudo que esta sendo preparado. Nossa meta é conscientizar o maior número possível de mulheres a até mesmo os homens que podem orientar suas esposas, noivas e namoradas sobre a importância do auto-exame da mama, visando aumentar a chance de cura e qualidade de vida”, comentou Andréia.

Colaboração: Milena dos Santos/Decom PMC