Geral

Parque Municipal é estruturado para a 15ª Festa do Vinho

Para receber os milhares de visitantes entre 6 e 10 de agosto, durante a 15ª edição da Festa do Vinho, inúmeros pontos do município de Urussanga estão recebendo melhorias. Entre eles, e de forma especial, o Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, onde será realizado o evento. O objetivo, conforme o responsável pela infraestrutura interna do Parque, Luiz Carlos Marcelino, é fazer com que os visitantes sintam-se acolhidos e seguros no espaço. “Estamos realizando uma série de melhorias, desde o portal de entrada até a Praça D’Itália e a pista de skate, que ficam no ponto mais alto”, comenta Marcelino.

O lago localizado na entrada, por exemplo, foi esvaziado para limpeza, reorganização das pedras estruturais e colocação de dois chafarizes. Além disso, será decorado de forma especial.  “Estamos refazendo toda a estrutura, com certeza ficará belíssimo”, expõe Marcelino. À direita do lago, a casa do engenho foi demolida. O terreno será plainado e destinado às exposições. Outras edificações estão sendo igualmente melhoradas para garantir a segurança dos voluntários e visitantes.

As plataformas de madeira anexadas ao palco principal também serão reformadas, e todo o espaço lavado e pintado. Além disso, haverá novidades na pista de skate. “Vamos montar um palco para as bandas se apresentarem lá, além de levantar um alambrado em torno da pista, para proteger tanto os atletas quanto os visitantes”, pontua Marcelino.

A movimentação no Parque quanto à estrutura já é intensa. De acordo com o presidente da festa, Amarildo de Brida, está tudo sendo feito com antecedência para ficar pronto até o início do evento. “São coisas pequenas, mas que têm grande importância. Com relação à estrutura, com certeza o Parque Municipal nunca foi tão bem preparado para receber o grande público”, alega.

Árvores são podadas e iluminação é reforçada

Pensando na proteção e na segurança dos visitantes, algumas árvores no Parque Municipal serão podadas e, outras, cortadas. Isso porque elas já têm uma idade avançada e oferecem risco a quem trafega pelo local. “Antes de fazer qualquer coisa, fomos aos órgãos legais verificar a necessidade. Após avaliação técnica, percebemos que era preciso sim apará-las”, explica Luiz Carlos Marcelino.

Quanto à iluminação, ele conta que a estrutura se dará de duas maneiras: a de segurança e a decorativa. “A prefeitura está fazendo a iluminação permanente, reforçada, que ficará no Parque mesmo após a realização da festa”, explica. A decorativa deve ornamentar o local durante os cinco dias de festa, com cores, luzes e LED.

Na última semana, foi realizada a reforma das redes de distribuição interna. Conforme o engenheiro da Empresa Força e Luz de Urussanga Ltda, Pablo Morais, há cinco anos a Prefeitura vem fazendo melhorias nas redes, e a cada ano uma parte do Parque é contemplada. Desta vez, o trajeto que vai da casa da Administração, passando pela sede da Apae, Lions e Coral Santa Cecília foi o contemplado. “Também temos visto algumas entidades mexendo na estruturação elétrica, isso trará mais confiabilidade e segurança não só para esta festa, mas para os eventos futuros”, alinha. 

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação

  • c5af137094df27e63ae76c3aee3fb073
  • 9786c44b110afd47c8f5c32f61e12b08
  • 6e0045da4282bcc199d272293b1cbd48
  • 54a52f5a843400a8b770467a424500c8
  • 59ae105290e3864a2555e4bf1566fb37