Geral

Participantes do projeto “Viver SUS” elogiam saúde de Orleans

Os alunos do projeto “Viver SUS”da Unesc desenvolveram diversas atividades em Orleans na semana passada, tendo a oportunidade de conhecer o sistema de saúde do município, que foi bastante elogiado pelos participantes da iniciativa. Além disso, na última sexta-feira, realizaram uma feira da saúde na Praça Celso Ramos, oferecendo diversos serviços gratuitos para a população como exame de glicose, avaliação nutricional e entrega de materiais informativos.

A tutora do grupo, Barbara Coelho, explica que o objetivo do projeto é levar o acadêmico para a realidade do SUS. “Os alunos vivenciam a realidade do SUS, fato que promove uma série de reflexões em busca de melhorias na saúde pública. Essa experiência é muito importante na formação do futuro profissional”, pontua Barbara. “Os alunos ficaram muito surpresos com a realidade de Orleans, pois comparado a outros municípios o sistema é muito bem estruturado e os profissionais mantêm uma relação muito próxima com os pacientes”, acrescenta. A tutora ainda agradece toda a equipe do sistema de saúde pelo apoio prestado durante o desenvolvimento das atividades.

“Foi um grande prazer receber esse projeto no nosso município e os elogios que fizeram nos dão a certeza de que estamos no caminho certo. Sei que há muito para fazer ainda, mas nossa equipe não mede esforços para melhorar cada vez mais o nosso sistema. A qualidade da saúde pública e o atendimento humanizado são prioridades da nossa gestão”, afirma a secretária de Saúde, Hirânia Maria Cascaes Nazário.

Saiba Mais – O programa denominado Vivências e Experiências na Realidade do SUS da UNESC – VIVER SUS para a Região Carbonífera de SC, tem por finalidade a inclusão de acadêmicos dos cursos da área da saúde em cenários de práticas na Saúde Coletiva. Objetiva-se ampliar as competências já desenvolvidas na graduação por meio de atividades de extensão universitária, aproximando os acadêmicos da realidade dos serviços da rede pública de saúde. O programa destina-se a acadêmicos de graduação da área da saúde (Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição,Psicologia, Odontologia), e do Curso de Educação Física da UNESC.

Stéphanie Piava Pizzolatti/Comunicação Prefeitura de Orleans

  • 86d87c70390200f996fbbed4a64f5a95
  • p180bmjk4419p2lpgmd21amp111n3