Saúde

Passageiros recebem orientações sobre saúde

Foto: Divulgação

A Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) e empresas associadas em parceria com o Sesc promoveram nesta terça-feira, dia 5, a última edição do Sesc Saúde, na plataforma do Terminal Central. As atividades retornam em fevereiro de 2018, habitualmente, uma vez ao mês, às terças-feiras.

“Cada mês trabalhamos uma temática. Em dezembro, estamos orientando sobre as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Além disso, as pessoas encontram aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia e aferição do peso”, aponta Camila Bristot Dassoler, técnica de Educação em Saúde do Sesc.

A profissional explica que em 2018 a comunidade irá ter novos exames à disposição, a partir disso a entidade conseguirá realizar acompanhamento total dos pacientes atendidos. “Como temos datas pré-agendadas, percebemos que as pessoas esperam pelo atendimento. Quando acontece deles perderem o dia da ação, muitos entram em contato conosco pra confirmar a data seguinte”, conclui Camila.

Dedicação ao próximo

Hoje, dia 5 dezembro, é comemorado o Dia Internacional do Voluntário. Durante o evento no Terminal Central foi possível registrar o trabalho do aposentado Lúcio Rufino Rabello, voluntário do Sesc há 14 anos. O senhor de 81 anos não mede esforços na hora de ajudar, ele é responsável por preencher o cartão de acompanhamento da população.

“Minha história começou quando realizaram o primeiro Sesc Saúde, em 2002. Uma funcionária me convidou para ser voluntário então no ano seguinte já estava atuando”, conta Lúcio. “Eu gosto de estar aqui em contato com as pessoas, muitos me encontram e perguntam quando será a próxima ação”, complementa.

O Sesc também conta com a parceria do Hospital São José, que disponibiliza funcionários para realização de exames. Além de voluntários do AA (Alcoólicos Anônimos), que orienta a população sobre problemas com alcoolismo.

Colaboração: Clara Fernandes/Novo Texto

Notícias Relacionadas

Eleições: PF usará drones para flagrar crimes como boca de urna

Drones vão sobrevoar zonas eleitorais para inibir condutas vedadas

Forquilhinha: Traficante é preso com 8 quilos de maconha

Ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira

Criciúma: adolescentes são detidas por tráfico de drogas

Ocorrência foi registrada no bairro Cristo Redentor

Câncer de mama tem estimativa de mais de 66 mil novos casos em 2020

Quanto mais cedo o diagnóstico, mais altas são as chances de cura que podem girar em torno de 95% nos estágios iniciais, avalia a oncologista Eloísa Lúcia Acorsi