Esporte

Passeio ciclístico da integração movimenta Balneário Rincão

A largada será da Praça de Eventos (ao lado da antiga New York), localizada na área central do Rincão, no sábado, às 15 horas

As caminhadas costumeiras e o vai e vem de veículos nas ruas do Balneário Rincão devem ficar de lado no dia 26 de janeiro, com a realização da 7ª edição do Passeio Ciclístico da Integração, que tem como tema, “Salvar mais vidas”. O evento organizado por voluntários da Cruz Vermelha e representantes da Equipe multi-institucional terá largada na Praça de Eventos (ao lado da antiga New York), localizada na área central do Rincão, às 15 horas.

O passeio terá na edição deste ano, propósitos sociais e humanitários. Diferente dos anos anteriores que a arrecadação se limitava a alimentos não perecíveis, agora, conforme o coordenador, Almir de Souza, será feita a arrecadação de fraldas e alimentos. O objetivo, segundo ele, é buscar estes produtos que são importantes para pessoas economicamente carentes e não devem fazer falta no bolso de quem está na praia, de férias. “Nós vamos doar parte dos alimentos para a Associação de Amigos do Altista (AMA) de Criciúma e a outra parte para famílias carentes do Rincão que nós temos conhecimento. As fraldas, de preferência que sejam geriátricas serão doadas nos asilos de Criciúma”, explicou Almir.

Ele destaca que a participação do público é gratuita e os que tradicionalmente aderem ao passeio são pessoas das mais diferentes faixas etárias. O percurso de 17 quilômetros vai passar por algumas ruas da zona Norte, pela Lagoa do Jacaré, pelo loteamento Mirassol e por algumas vias da zona Sul, até retornar no local da largada.

Durante o passeio ciclístico, haverá ainda sorteio de brindes e bicicletas para o participante que tiver a bicicleta mais decorada. Para a maior equipe que estiver presente, haverá inclusive uma premiação especial. A coleta dos alimentos será feita com os veículos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Criciúma, ambos integrantes da equipe multi-institucional.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Criciúma participa do passeio ciclístico pela primeira vez. Para a coordenadora Ângela Mello, o tema é muito importante. “As pessoas precisam entender o quanto é válido ajudar o próximo. Se cada um fazer a sua parte, conseguiremos dar mais qualidade de vida aos necessitados”, disse ela.

Kênia Pacheco/Decom Prefeitura de Criciúma