Geral

Passeio de barco é opção para turistas em Laguna

Passear a bordo de um barco e ter a possibilidade de avistar os golfinhos é uma dica para quem está em Laguna e deseja fazer algo diferente

Passear a bordo de um barco e ter a possibilidade de avistar os golfinhos é uma dica para quem está em Laguna e deseja fazer algo diferente nas férias. O Marina IV, que fica ancorado na Lagoa Santo Antônio, no Centro Histórico, navega diariamente rumo ao Farol da Barra dos Molhes.

Com o objetivo de aliar o lazer à conscientização ambiental e cultural, os turistas que realizam o passeio têm, ainda, uma “aula” de história e geografia de Laguna e região. “Durante o trajeto, é feita uma explanação sobre o ecossistema lagunar e fatos históricos, socioeconômicos e geográficos, para que os turistas aprendam um pouco sobre a região”, afirma o guia de bordo e promotor de passeios e eventos náuticos, Júlio César Vicente.

Conforme matéria do Diário do Sul, o barco zarpa da Lagoa Santo Antônio e passa pelo estuário do Rio Tubarão, habitat natural dos golfinhos. De lá, passa pelo terminal pesqueiro de Laguna e segue até o Farol da Barra, onde é realizado o retorno. A viagem dura cerca de uma hora e meia. “Não entramos em mar aberto. No estuário do Rio Tubarão, o barco diminui para que os turistas possam fotografar. Além disso, em todo o complexo paramos nos pontos interativos de pesca artesanal com ajuda dos golfinhos. É um passeio incrível”, ressalta Júlio.

Com capacidade para 118 pessoas sentadas, o barco Marina IV ainda oferece estrutura aos passageiros, como banheiro, água potável e sistema de som. “E, principalmente, possuímos todos os requisitos de segurança exigidos pela Capitania dos Portos e a nossa tripulação é habilitada pela Marinha do Brasil”, ressalta Júlio César.

Os passeios no Marina IV ocorrem apenas em dois horários: às 10h e às 16h.

Barco Marina IV recebe turistas de outros países

O passeio a bordo do Marina IV já recebeu turistas de outros países e de cidades de outros Estados brasileiros. Em primeiro lugar estão os turistas do Rio Grande do Sul (principalmente de Caxias, Bento Gonçalves e Novo Hamburgo), seguidos de São Paulo e Paraná, respectivamente. “Esses são os que mais aparecem para fazer o passeio de barco. Mas já vieram pessoas de Manaus (Amazonas), Belém (Pará), Rio de Janeiro, do Estado de Rondônia, bem como da Holanda e da França”, conta o guia de bordo e promotor de passeios e eventos náuticos Júlio César Vicente.

Além dos passeios, a empresa pretende apresentar este ano um projeto de educação ambiental para ser realizado nas escolas, tanto na rede municipal de Laguna como nas cidades da região. “Pretendemos trabalhar a educação ambiental com crianças e jovens, que é um assunto importante”, ressalta.