Turismo

Passeios de trem pelo Sul de Santa Catarina iniciam amanhã

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para vislumbrar as paisagens do Sul e trazer charme extra para a Rota da Baleia Franca, inicia amanhã o passeio a bordo da maria-fumaça, locomotiva da primeira metade do século XX. As viagens conectam os municípios de Tubarão, Laguna e Imbituba e vão ocorrer todos os sábados até o final de outubro.

Os visitantes terão a experiência de viajar na locomotiva a vapor sobre os trilhos instalados na região em 1884 e apreciar cenários de montanhas, campos, cidades, praias e lagoas ao longo dos trajetos, de cerca de 90 minutos. 

Atrações culturais prometem divertir os passageiros apresentando elementos culturais e históricos da região Sul catarinense. “Haverá diversas ações de entretenimento dentro dos vagões, situando os históricos dos povos indígenas, da colonização, da maria-fumaça, do carvão e esquetes teatrais que vão tornar a experiência ainda mais agradável”, antecipa Jeser Batista, o diretor de operações da empresa responsável pela formatação do produto, a Casa Verde Experiência Turística.

Ao chegar aos destinos, os passageiros poderão adquirir pacotes por adesão para conhecer os principais pontos turísticos em city tours. Os passeios de maria-fumaça constituem um componente essencial para o fortalecimento da Rota da Baleia Franca. As locomotivas usadas no passeio pertencem ao Museu Ferroviário de Tubarão. 

A consolidação da estrutura do trem de passeio e do museu são o sonho de mais de 20 anos da Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor – Salv, mantenedora do museu. “O museu recebe visitantes do mundo inteiro interessados em conhecer o verdadeiro tesouro que é o nosso acervo, além dos passeios. Agora, com a parceria de uma empresa especializada, terá um cunho mais profissional para a execução desse trabalho com os turistas”, projeta o presidente do Museu Ferroviário de Tubarão, dr. José Warmuth Teixeira.

Trajeto

Para quem deseja participar do passeio, os trajetos são de Tubarão a Laguna, com saída às 8h20; de Laguna a Imbituba, com saída às 11h. O passeio também será de Imbituba até Laguna, com saída às 14h, e de Laguna a Tubarão, com saída às 15h30. Todos os trajetos têm a opção do traslado de retorno. O valor de cada trajeto é de R$ 148 e acima de três pessoas por grupo a passagem sai por R$ 119. Interessados devem fazer reserva no e-mail [email protected] ou nos telefones 9623-6858 ou 3355-3030.

Com informações do Jornal Diário do Sul