Educação

Pastoral Universitária inicia suas atividades em Tubarão

Programa de ação evangelizadora na Unisul é iniciado com entusiasmo pelos estudantes e colaboradores

Foto: Cilene Macedo / Comunicação Unisul

Foto: Cilene Macedo / Comunicação Unisul

A  Unisul, pautada em ações e princípios de uma Universidade Comunitária, está implementando neste ano de 2015 o Programa de Evangelização Universitária através da Pastoral. O objetivo é obter um diálogo inter-religioso, em parceria com a Diocese de Tubarão, envolvendo lideranças das duas Instituições.

O intuito é estimular cada vez mais o interesse de todos os segmentos da Universidade para uma formação integral, fundamentada em valores éticos. A Pastoral Universitária – PU envolve profissionais e estudantes sob a coordenação do Padre Eduardo Rocha, representante da Diocese de Tubarão e da Professora Marilene Lapolli, representante da Unisul.

Além da articulação e envolvimento dos professores Vilson Leonel, Daniela Correa, Maristela Simeano, Luciane Simeano. Também participam as profissionais que atuam na biblioteca, entre elas Elia da Silva, Carine Marcílio e Rosa Angela de Oliveira. O grupo já constituído possui estudantes com fortes lideranças, oriundos dos mais diversos cursos e comprometidos com a partilha do bem.

“O programa aproxima a comunidade acadêmica através de sua inserção no espaço do encontro, da reflexão e da amizade”, afirma a acadêmica Ana Carolina Cavalcante, do curso de Psicologia. De acordo com a estudante, o grupo cultiva o aprendizado da fé, engajando-se em projetos solidários e construtores de uma sociedade mais justa e fraterna.

No domingo passado, dia 15 de março, aproximadamente 30 estudantes acompanhados pelos coordenadores, realizaram um dia de estudos sobre o trabalho em equipe, integração e partilha no Sítio da família Eing em Armazém.

Uma das atividades foi preparar a apresentação da PU na recepção dos calouros, que acontece entre os dias 18 e 23 de março. Para esta atividade foi programada a música “A Paz” do grupo Roupa Nova, com o intuito de sensibilizar outros acadêmicos a participarem.

Para os coordenadores do programa, Padre Eduardo e professora Marilene, o momento é ímpar para o contexto universitário haja vista o despertar da comunidade acadêmica das mais diversas faixas etárias, o que gera ainda maior comprometimento. A comunidade também pode participar das mais diversas atividades desenvolvidas dentro e fora da Universidade.

Colaboração: Cilene Macedo / Comunicação Unisul