Geral

Pavimentação do século 18 é encontrada em Laguna

Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Prefeitura de Laguna iniciaram, nesta terça-feira (19), uma prospecção arqueológica de uma pavimentação de pedras tipo pé de moleque, provavelmente do início do século 18. A descoberta ocorreu na última sexta-feira (15) na Travessa Manoel Pinho, quase na esquina com a rua Fernando Machado, uma das mais antigas da cidade, no Centro Histórico, mas foi divulgada somente nesta terça. O pavimento está preservado por faixas e somente profissionais do órgão federal têm acesso.

Misturas de conchas compõem a obra. A suspeita inicial é que elas teriam sido utilizadas para fixar as pedras. A rua está a cerca de 40 centímetros do pavimento atual (de paralelepípedo) e foi achada após escavações de máquinas para a instalação da rede de cabeamento subterrâneo no centro de Laguna, prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, que já está em execução há cerca de um ano. A arquiteta e coordenadora do Programa no município, Grazielle Sitônio, acompanha os trabalhos do Iphan e ressalta a importância de preservar este material. "Vamos realizar todos os procedimentos de manutenção e, caso necessário, desviar a passagem do cabeamento, que vai possibilitar uma menor poluição visual dos fios nesta parte da cidade".

O prefeito Everaldo dos Santos acompanhou os primeiros passos das escavações e reforça a conservação da rua ou parte dela. Isto mostra o quanto Laguna é rica em história. No ano passado, já foi encontrada uma galeria de água cristalina, uma âncora e diversos outros materiais. Atuamos em conjunto com a equipe de arqueólogos e técnicos para que consigamos levantar mais informações sobre mais esta descoberta importante para a região", pontua.

Colaboração: Rafael Andrade/Assessoria de Comunicação

[soliloquy id=”165700″]