Economia

PCH do Rio Chapéu será inaugurada segunda-feira

A Pequena Central Hidrelétrica produz cerca de 15 megawatts, o suficiente para atender uma população de mais de 100 mil habitantes

Foto: Reprodução/Notisul

Foto: Reprodução/Notisul

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Barra do Rio Chapéu, na divisa de Rio Fortuna com Santa Rosa de Lima, será inaugurada na próxima segunda-feira, às 11 horas. Trata-se do primeiro empreendimento de geração da Eletrosul em Santa Catarina, resultado de parceria com o banco de fomento alemão KfW, que financiou a obra com recursos do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento.

A usina aproveita o potencial hidrelétrico do rio Braço do Norte, nos municípios de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. Os investimentos da Eletrosul em PCHs estão alinhados com o planejamento energético nacional, que prevê o incremento de fontes alternativas limpas e renováveis em complementaridade à matriz.

De acordo com o jornal Notisul, a PCH Barra do Rio Chapéu já opera em fase de testes. A primeira unidade geradora foi ativada no dia 19 de dezembro e a segunda no último domingo, disponibilizando ao Sistema Interligado Nacional (SIN), em média, 15 megawatts (MW) – o suficiente para atender uma população de mais de 100 mil habitantes.

O projeto agrega soluções de engenharia para aproveitar o relevo acentuado do Vale do Braço do Norte e obter mais eficiência energética com um reservatório menor, o que reduz o impacto ambiental. Um dos diferenciais técnicos do projeto foi a escavação de um túnel de 3,5 quilômetros de comprimento, que servirá de adução.