Política

PEC 37 é rejeitado pela Câmara Federal

Foram 430 votos contra a proposta, nove favoráveis e duas abstenções

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

Foto: Douglas Saviato/Engeplus

A Câmara Federal rejeitou, em votação na noite desta terça-feira, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37 de 2011. Conforme o site do Ministério Público de Santa Cantarina (MPSC) foram 430 votos contra a proposta, nove favoráveis e duas abstenções. Se fosse aprovada, a PEC 37 tiraria do Ministério Público (MP) e de outros órgãos o poder de investigação criminal, tornando-o exclusivo das Polícias Civil e Federal.

A decisão de votar a PEC nessa terça-feira aconteceu em reunião entre os líderes da Câmara dos Deputados e o presidente da casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN). Inicialmente, Alves havia adiado a votação da PEC 37, que aconteceria nesta quarta-feira, para a próxima terça-feira, porém, os membros do Ministério Público brasileiro mantiveram a mobilização para que a proposta fosse colocada em pauta o quanto antes.

Ainda de acordo com o MP, durante a votação os deputados foram unânimes em apontar as manifestações nas ruas contra a PEC 37 como o principal motivo para a decisão de votar a matéria, mudando o posicionamento inicial de buscar um texto de consenso. Em Criciúma, os manifestantes que estiverem presentes nos atos públicos dos últimos dias explanaram sua opinião em relação a PEC 37. Entre gritos e frases referentes ao descontentamento com o atual cenário político brasileiro, os manifestantes também eram contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37.

Colaboração: MPSC/Engeplus