Saúde

PediaSuit: APAE de Orleans oferece o tratamento mais moderno da área de neurologia

A pequena Larissa de Oliveira Borghezan, que completará três anos amanhã, não poderia ter recebido uma notícia mais agradável, que soou como um verdadeiro presente, às vésperas de seu aniversário. A APAE de Orleans recebeu nesta terça-feira (24) o equipamento de PediaSuit. A terapia intensiva mudará consideravelmente a perspectiva de seu futuro.

Devido ao nascimento prematuro, que não afeta a função intelectual, a menina possui paralisia cerebral diplégica espástica, o que deixa suas pernas mais rígidas, dificultando os movimentos. Com a aquisição da APAE, ela receberá um tratamento acessível e gratuito. Conforme a fisioterapeuta Morgana Riguetto Zanin, sem a terapia, a chance de adquirir osteoporose até os 25 anos é alta.

O valor do tratamento particular ficaria praticamente o mesmo valor que o do PediaSuit, que custa R$ 48.418,29. A APAE contará com o auxílio de entidades do município, do Ministério Público e do pedágio, que arrecadou R$ 10.423, para pagá-lo. Serão beneficiados com o tratamento 18 alunos. Necessitam da terapia pacientes que apresentam paralisia cerebral e síndromes.

“Esse é o tratamento mais moderno e avançado da área de neurologia. O resultado que se chega em dois ou três anos, e as vezes não se alcança, se chega até mesmo no primeiro protocolo com a terapia intensiva do PediaSuit”, explicou a fisioterapeuta. “Mas isso só é possível também porque contamos com duas profissionais mantidas através do convênio pelo SUS, que atuam 34 horas por semana aqui”, emendou a diretora da Escola Especial Lar da Esperança Fabiana Martins Hoffmann.

Como funciona o tratamento

Primeiramente, a fisioterapeuta realiza um trabalho de aquecimento e alongamento. Após isso, o macacão do PediaSuit poderá ser colocado. No Spider Cage, também chamado de gaiola, é feita uma fixação de cordas elásticas em diagonais junto ao macacão do paciente. O tratamento é feito por protocolos, que são 20 dias de terapia intensiva com duração de quatro horas diárias.

É realizado um intervalo de três meses a cada protocolo e, em cada um deles, um objetivo no desenvolvimento do paciente é alcançado. Dentre as atividades realizadas com o uso do macacão especial, que pode ter o peso de 15 a 40 quilos, está a plataforma vibratória, esteira, transferência de peso, simulador de cavalgada e entre outras. A roupa especial mantém a postura correta e os músculos sempre em atividade durante o uso, estimulando-os.

Itens do PediaSuit

Fazem parte do PediaSuit: equipamento completo para gaiola de habilidades, cinto de couro/suspensão, macacão PadiaSuit, gaiola, esteira, plataforma vibratória, simulador de cavalgada, bola bosu, bola cravo inflável, rolo sólido P, M e G, disco de equilíbrio, spet EVA de 10 e 14 cm, tatame EVA de 14 cm, andador infantil e standarte. Além disso, foram recebidos através de doação um triciclo infantil e uma cama elástica.

[soliloquy id=”132172″]