Poderes Municipais

Pedido de Informação, Moções, Requerimentos, Indicações e Projetos marcam sessão da Câmara de Lauro Müller

Na próxima segunda-feira, dia 5, também haverá sessão ordinária, a partir das 19 horas.

Foto: Ketully Beltrame

Os vereadores de Lauro Müller se reuniram, na noite desta quinta-feira, dia 1º, para mais uma sessão ordinária do Poder Legislativo. A sessão teve início às 18h, sob a presidência de Manoel Leandro Filho, o Nél. A reunião ocorreu após suspensão por duas semanas consecutivas. Ela transcorreu normalmente, tendo como únicas alterações o dia e o horário.

Na próxima segunda-feira, dia 5, também haverá sessão ordinária, a partir das 19 horas. Em 21 de junho, a suspensão se deu em virtude do óbito do ex-presidente da Casa Legislativa, José Antônio De Bettio, e, na semana seguinte, dia 28, em virtude do óbito do suplente de vereador Ilto Maçarico.

A sessão desta quinta-feira foi marcada pela discussão e votação de um Pedido de Informação, duas Moções de Pesar, dois Requerimentos, cinco Indicações, um Projeto de Lei Ordinária e um Projeto de Resolução. Confira a sessão ordinária na íntegra através deste link.

Foram apreciados e aprovados por unanimidade:

Pedido de Informação nº 24/2021 – Que informe à Casa Legislativa quantas pessoas estão na fila aguardando por sessão de fisioterapia e quantos pacientes estão em fase de tratamento. Justificativa: “Somos questionados com frequência sobre o número de pacientes que precisam fazer fisioterapia, bem como aqueles que já se encontram em tratamento. A informação vai ajudar a esclarecer a população sobre os números desse serviço que é tão importante para o nosso povo”. Autor: Ronaldo da Silva.

Moção nº 11/2021 – Moção de Pesar à senhora Rúbia Regina da Silva e familiares, pelo falecimento de seu esposo o ex-vereador José Antonio De Bettio, ocorrido no dia 20 de junho de 2021, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na cidade Tubarão, em virtude de uma série de complicações e sequelas ocasionadas pela Covid-19. De Bettio foi vereador nas legislaturas 2009/2012, 2013/2016 e 2017/2020.

Na sua passagem pela Câmara Municipal de Lauro Müller, ocupou o cargo de Presidente por duas vezes: de agosto a dezembro de 2014 e de julho a dezembro de 2017. Nas eleições de 2020, voltou as urnas e apesar de uma boa votação, não se reelegeu, acabou ficando na primeira suplência do seu partido, o PSDB. José Antonio De Bettio teve uma vida pública pautada na seriedade, honestidade e principalmente no bem comum ao próximo, dedicando sua atenção e carinho às pessoas que o buscavam para resolução de problemas. Ele deixa bons exemplos de vida e um legado na política lauromüllense que sempre será lembrado. A Câmara de Vereadores de Lauro Müller, manifesta suas condolências aos familiares e roga à Deus para que possa trazer conforto, fé e força neste momento de luto.

Autores: Alexsandro Marchioli, Acione Andrade Izidoro, Ronaldo da Silva, Gelcioni Helena Alves Velho, Itamor Antunes, Lindomar Cataneo, Manoel Leandro Filho, Rodrigo Dias e Ema Hofmann Benedet.

Moção nº 12/2021 – Moção de Pesar à senhora Maria Dasdor Oliveira e familiares, pelo falecimento de seu esposo Ilto Donizete Padilha dos Santos, ocorrido no dia 28 de junho de 2021, no Hospital São Donato, na cidade de Içara, em virtude de sequelas ocasionadas pela Covid-19. Morador do Distrito de Guatá, Ilto Maçarico, como era carinhosamente conhecido, disputou três eleições para vereador em Lauro Müller. Em 2008, pelo DEM, fez 230 votos e ficou na suplência. Na eleição seguinte, em 2012, voltou as urnas pelo PSD, e mais uma vez não conseguiu se eleger, recebeu 260 votos. Na eleição de 2016, ficou de fora do pleito. Porém, nas últimas eleições (2020), depois de trocar de partido, resolveu disputar uma cadeira no legislativo novamente, desta vez pelo PL, ficando na primeira suplência do partido, com 160 votos.

Mesmo não tendo alcançado a titularidade no legislativo local, Ilto Maçarico, ocupou a cadeira de vereador por cinco oportunidades: novembro de 2009; junho e julho de 2011; fevereiro e dezembro de 2012; e novembro de 2013. Pai de família exemplar e dedicado, Ilto também deixa bons exemplos na vida em comunidade, pois era uma pessoa prestativa que não media esforços para ajudar a quem o buscasse. Sua morte, tão repentina, enluta não somente seus familiares e amigos, mas toda a sociedade que lamenta a perda de um cidadão de bom caráter e honesto. Aos seus familiares, principalmente a sua esposa e seus filhos, nossas sinceras condolências e rogamos à Deus para que possa trazer à todos conforto, fé e força neste momento de luto.

Autores: Acione Andrade Izidoro, Alexsandro Marchioli, Itamor Antunes, Ronaldo da Silva, Manoel Leandro Filho, Lindomar Cataneo, Gelcioni Helena Alves Velho, Rodrigo Dias e Ema Hofmann Benedet.

Requerimento nº 32/2021 – Envio de ofício à gerência do Escritório Local da Celesc, solicitando providências urgentes para evitar a queda de dois postes da rede elétrica, que encontram-se em situação de risco na localidade de Farroupilha, próximo à oficina Pandini. Autor: Rodrigo Dias.

Requerimento nº 33/2021 – Envio de oficio ao coordenador regional Sul da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, senhor Gustavo Thaufemback, solicitando melhorias na sinalização horizontal no trevo de interseção das rodovias SC-390 e SC-446, próximo ao CTG Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller. Autor: Guilherme Coan.

Indicação nº 157/2021 – Providenciar a manutenção do calçamento da Rua 31 de Março, no bairro Sumaré. Justificativa: “Esta via pública é pavimentada com lajotas e muitas peças estão se soltando, o que está ocasionando transtornos e até prejuízos para motoristas, pois alguns tiveram seus veículos danificados ao passar pelo local”. Autor: Alexsandro Marchioli.

Indicação nº 158/2021 – Instalar parquinho infantil com academia ao ar livre em frente à Unidade de Saúde do bairro Sumaré. Autora: Ema Hofmann Benedet.

Indicação nº 159/2021 – Oferecer capacitação em primeiros socorros para todos os professores da Rede Municipal de Ensino. Autora: Ema Hofmann Benedet.

Indicação nº 160/2021 – Recolocar a função de terapeuta ocupacional no processo seletivo da saúde e que, na área da educação, seja feito um projeto para que este profissional possa atender os alunos da rede municipal de ensino. Justificativa: “Como foi publicado nas mídias sociais no dia 15 de abril do corrente ano, que seria implementado em curto espaço de tempo o terapeuta ocupacional tanto na saúde quanto na educação, percebendo que já estamos na metade do ano e que tal ação ainda não foi efetivada, apresentamos esta proposição e esperamos que seja atendida, pois tal prática será de grande importância para todas as pessoas, inclusive para os autistas”. Autor: Ronaldo da Silva.

Indicação nº 162/2021 – Providenciar a manutenção das estradas em Rio Amaral Primeiro, especificamente próximo ao Frigorífico Fricati, onde há um ponto com erosão e próximo à propriedade do senhor Biloca, onde as águas da chuva formaram valas nas extremidades da via. Autor: Ronaldo da Silva.

Projeto de Lei Ordinária nº 16/2021 – Denomina de Pedro Hofmann a estrada em Rio Amaral Primeiro, no município de Lauro Müller. Autor: Pedro Luiz Machado.

Projeto de Resolução nº 3/2021 – Concede a Medalha Vereadora Dilma do Espírito Santo para pessoas que se destacaram no município de Lauro Müller. Autoria: Mesa Diretora.

Notícias Relacionadas

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.

Soluções para agilizar serviços do SVO são discutidas na AMREC