Geral

Pedras Grandes vai restaurar locomotiva a vapor histórica

Hoje no pátio da FTC, em Tubarão, maria-fumaça ficará em exibição ao lado do Museu Estação após processo de restauro

Divulgação

Berço da colonização italiana no sul de SC, o munícipio de Pedras Grandes está desenvolvendo mais um projeto para preservar sua história e impulsionar o turismo local. É a restauração de uma locomotiva antiga a vapor, atualmente sob os cuidados do Museu Ferroviário de Tubarão e que ajuda a resgatar a memória ferroviária da região sul de SC.

Para isso, a prefeitura lançou uma licitação para contratar a empresa que será responsável pelo trabalho de restauro. O investimento é de R$ 532.064.01, com a maior parte dos recursos disponibilizada por emenda da deputada Ada de Luca (MDB). A restauração vai durar cerca de 10 meses. De acordo com o prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, a maria-fumaça deve chegar no início do próximo ano, após finalizando o processo de restauração. A abertura dos envelopes com as propostas dos interessados na restauração ocorre no próximo dia 6, a partir de 9h30.

Hoje localizada no pátio da Ferrovia Tereza Cristina, em Tubarão, a locomotiva está sob os cuidados da Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV), mantedora do Museu Ferroviário de Tubarão. Trata-se de uma locomotiva a vapor classe 2-10-2, modelo Santa Fé, da fabricante Skoda 1949, República Tcheca nº .202.

Mas, antes da confirmação para Pedras Grandes, a SATC, de Criciúma, também havia demonstrado interesse na histórica maria-fumaça. Até que, por meio de oficio datado de 22 de abril do ano passado, a direção da faculdade informou ao IPHAN – dono do acervo do Museu Ferroviário – da sua desistência de obter a locomotiva. Entre os motivos estavam o alto custo do processo de restauração e o fato de não ter sido implementada a unidade museológica que receberia o maquinário.

Quando for concluída a restauração, a locomotiva ficará exposta ao lado da Estação Ferroviária, hoje museu municipal, no Centro de Pedras Grandes. Ela se tornará ao patrimônio ferroviário do município, que conta também com a Casa dos Arcos, a qual de inicio pertencia aos engenheiros da Estrada de Ferro Donna Thereza Cristina.

No final de outubro passado, o município anunciou a compra da Casa dos Arcos por R$ 850 mil, com recursos de emenda parlamentar do deputado Zé Milton Scheffer (Progressistas). O imóvel será restaurado para dar lugar a um Centro de Cultura, Turismo e Eventos.

Apesar de compor o acervo administrado pelo Museu Ferroviário de Tubarão, a locomotiva pode ser transferidas a Pedras Grandes por se tratar de uma duplicada. Ou seja, é o exemplar repetido de outra locomotiva, já restaurada e em exibição no museu, o que não causa desfalque ao acervo tubaronense.

Com informações da Folha Regional WebTV

Notícias Relacionadas

Chuva em SC deixa quase 200 pessoas desalojadas, 11 desabrigadas e cidades em emergência

Número de municípios em situação de emergência subiu para cinco

Empreendedorismo em sala de aula é o foco em PEC 2024 na Satc

Motorista é encaminhada ao hospital após capotar veículo em Urussanga

O Corpo de Bombeiros foi acionado e se deslocou até a SC-108, no trecho do Rio Maior

Câmara de Vereadores de Urussanga se manifesta sobre operação

O trabalho policial culminou na prisão do prefeito, dois vereadores e um servidor comissionado