Poderes Municipais

Pedrinho assume Presidência da Câmara de Vereadores de Lauro Müller

O vereador Luciano Leodato (Cisco) passou o cargo de presidente para Pedro Luiz Machado

Divulgação

Nesta segunda-feira (10) inicia mais um ano do Poder Legislativo em Lauro Müller. Em 2020, o vereador Pedro Luiz Machado, popular Pedrinho, assume a presidência da casa, após acordo entre as bancadas do PSB e MDB para a eleição da atual Mesa Diretora.

O vereador Pedrinho assume a presidência da Câmara de Vereadores em um ano de eleições municipais. Será a segunda vez que o vereador preside a casa. “A expectativa é muito grande. Poder ser o presidente do Legislativo pela segunda vez, onde fiz parte em 2011, quando a gente cumpriu a meta de elaborar o regimento interno dessa casa, que era de 1957 e fizemos um novo em 2011, foi um avanço grande com o apoio de todos os vereadores. Agora ter essa nova oportunidade por seis meses é muito importante para mim”, comenta.

Pedrinho ainda falou sobre como pretende presidir a Câmara e as expectativas para o ano. “Esse ano é um ano eleitoral e quero conduzir os trabalhos imparcialmente com cada um dos vereadores, independentemente de sigla partidária, procurar levar um bom desempenho entre Poder Executivo e Legislativo e fazer isso em harmonia. Sei que aqui é a casa do povo e acontece os debates, que é normal. Nem todos têm as mesmas ideias e as vezes os ânimos se alteram um pouco, mas acho que é normal. Acredito que vai ser um pouco mais caloroso por entender que vem o processo eleitoral e cada um vai defender os seus interesses, isso faz parte dessa hora política que estamos vivendo”, analisa o presidente.

O vereador ainda destacou que no último ano a Câmara de Vereadores devolveu para os cofres públicos R$ 529 mil, que foram destinados ao Hospital Henrique Lage. O Hospital está reformando todo o telhado e ainda utilizará o valor para realização de exames, como endoscopia e ultrassom. “Vamos fazer um belíssimo trabalho e chegar no final desse ano e devolver aos cofres públicos do Poder Executivo uma devolução tão boa quanto essa que fizemos de R$ 529 mil”, projeta Pedrinho.

O presidente também disse que a Câmara vai buscar recursos para o município. “A bancada de vereadores conseguiu recursos do Estado para o município, que agora terá uma academia no Bairro Alto Cairú e uma academia no Sumaré. Também estamos indo à Brasília em março para garantir uma emenda que conseguimos ano passado, mas que se não formos até lá, eles não repassam para os municípios. Vamos à Brasília para garantir e trazer novos recursos para Lauro Müller. Eu sempre ressalto que não é papel do vereador buscar recurso, mas é legislar e fiscalizar. Porém temos acessos aos nossos senadores e deputados e procuramos fazer esse papel também, que é de grande importância para a população”, explica.

Pedrinho finaliza falando do seu papel como presidente. “Quero garantir que nada vai ser atropelado. Vamos levar com ética, com sinceridade e honestidade, conversando com os vereadores e respeitando todos eles, não só da minha bancada. Esse é o meu papel de conduzir o Poder Legislativo”.

Aumento no número de vereadores

Um assunto bastante polêmico durante o ano de 2019 foi o aumento do número de vereadores em Lauro Müller. De acordo com a Constituição Federal, municípios com mais de 15 mil habitantes podem ter até 11 vereadores. Lauro Müller alcançou recentemente o número de 15 mil moradores, mas continua com nove vereadores.

O presidente Pedrinho comentou como será conduzido essa pauta durante o ano de 2020. “Não estamos mexendo nisso. É uma Lei Federal e o TSE vai determinar. Na verdade, ele já determinou lá no passado, onde éramos 11 vereadores na Lei Orgânica e ele determinou que até 15 mil habitantes seria nove vereadores. Então Lauro Müller perdeu e as cidades vizinhas não perderam. Tem cidades com 1800 habitantes e tem nove vereadores, que é o tamanho do Guatá, um distrito de Lauro Müller. A proporcionalidade do vereador no município de Lauro Müller representa 1670 pessoas, enquanto em Treviso representa 300 pessoas. Cabe a nós consultar o TRE para entendermos e passarmos para os partidos políticos a respeito. Cabe ao TRE dizer sim ou não. Se não for dessa vez, na próxima será”, analisa.

Notícias Relacionadas

Voos de drones, para captar informações geográficas de Lauro Müller, começam na próxima semana

Trabalho de coleta de informações é parte do Projeto de Gestão Territorial desenvolvido pela Unesc para o município.

Lauro Müller terá central para tirar dúvidas quanto à movimentação do FGTS Saque Calamidade

Para o atendimento presencial é preciso seguir as normas de segurança e higiene frente a pandemia de Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de (ao menos) 1,5 metro entre cada pessoa e uso de álcool em gel.

Eleições 2020: Com possibilidade de chapa pura, PDT quer oferecer opção ao eleitor de Lauro Müller

O presidente do partido, Manoel Jades Izidoro, falou com exclusividade sobre os preparativos para as eleições municipais.

Idosos da Inclusão Digital e Alfabetização de Lauro Müller escrevem cartas contando cotidiano durante pandemia

O acompanhamento feito aos idosos integrantes do programa é feito pelo Governo do Município, através da Secretaria de Assistência Social de Lauro Müller e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).