Geral

Pela primeira vez, Anatel multa pessoa física por venda de “gatonet”

Vendedor de aparelhos clandestinos, conhecidos popularmente como “gatonet”, foi multado em R$ 7,68 mil pela Anatel

Foto: Marcella Duarte

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) multou, pela primeira vez, uma pessoa física responsável pela venda de equipamentos não homologados pela Agência, conhecidos como “gatonet” ou TV boxes. O comerciante foi multado em R$ 7,68 mil por oferecer receptores clandestinos de sinal de TV.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

O relator do processo na Anatel, Alexandre Freire, destacou que a infração de comercializar equipamentos sem homologação é considerada grave pelo Conselho Diretor da Agência.

“O presente caso constitui-se em encaminhamento alinhado com esse entendimento, na medida em que busca prevenir e reprimir a circulação de produtos não homologados pela Agência”, explicou Alexandre.

Gatonet

A Anatel tem trabalhado no combate ao uso e à venda de aparelhos de gatonet. A Agência montou, inclusive, um laboratório para fiscalizar os equipamentos de TV Boxes clandestinos.

Em outubro, a Anatel bloqueou 80% dos aparelhos de gatonet não autorizados, que tramitam de forma igual ao sinal de operadores de TV a cabo. Segundo a Agência, cerca de 7 milhões de aparelhos usam o serviço.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Na última semana, foram desligados 150 servidores de TV boxes durante a transmissão dos jogos de futebol.

Com informações do Metrópoles 

Notícias Relacionadas

Santa Catarina entre os estados com mais apreensões da Anatel

Agência de Telecomunicações lacrou 58,7 mil equipamentos em 11 estados do país.

Gatonet: Anatel ordena bloqueio de 5 milhões de aparelhos piratas de TV a cabo

Projeto de lei pretende facilitar instalação de antenas para telefonia celular

Anatel autoriza reajuste de tarifa de telefonia fixa

Aumento varia de 0,7% a 6,76%.