Geral

Peninha propõe isenção de IPI para deficientes auditivos

PL inclui grupo como beneficiário na aquisição de veículos nacionais .

Foto: Divulgação

O deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) apresentou um projeto de lei para que deficientes auditivos sejam incluídos na lista de beneficiários com a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O desconto é para a aquisição de veículos de fabricação nacional, como o que já acontece com outros portadores de necessidades especiais.

“Já são mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no país, e me chama atenção o fato de eles ainda não estarem integrados à categoria de beneficiados com a isenção. Entendo isso até como injusto, por isso acredito que o projeto vai contribuir muito para que este erro seja reparado”, explica o autor do PL.

Conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência, portador de necessidades especiais é quem possui algum impedimento de longo prazo, que pode ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial – o que inclui também os deficientes auditivos. O PL 1424/2019 foi enviado ao parlamentar como sugestão legislativa pelo vereador Lucas Dorini (MDB), da cidade de Capinzal/SC.

“O que era para ser um benefício a todas as pessoas com deficiência, acabou se tornando discriminação injusta. Mas acredito que com a aprovação deste PL, isso será finalmente corrigido”, completa Peninha.

Colaboração: Assessoria de Comunicação do Deputado Federal Rogério Peninha Mendonça – MDB/SC

Notícias Relacionadas

Agência de regulação autoriza ampliação na isenção nas tarifas de água e esgoto em quase 200 cidades do estado

IPTU 2020 Criciúma: pedido de isenção pode ser feito até o dia 31 de março

Documentação necessária deve ser entregue no setor de Arrecadação, no Paço Municipal Marcos Rovaris

Equipamentos de proteção para ciclistas e motociclistas podem ser isentos de IPI

Se for aprovado e não houver recurso para votação em Plenário, o texto poderá seguir diretamente para análise a Câmara dos Deputados.

Enem: candidatos sem isenção têm até quinta-feira para pagar inscrição

As provas serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.