Geral

Período de férias é indicado para adquirir novos hábitos

Para quem procura relaxar e adquirir conhecimento, ler livros é uma das opções mais indicadas

Divulgação

Férias é uma única palavra, mas traz consigo muitos significados. O tempo livre neste período pode ser sinônimo de descanso, conhecer novos lugares ou, também, de adquirir novos hábitos. Para quem procura relaxar e, ainda, adquirir conhecimento, a leitura é uma das opções mais indicadas, pois estimula a imaginação e pode ser colocada em prática em momentos de repouso.

Normalmente, tranquilidade e atividades agradáveis são aspectos que marcam o período de férias. Segundo a professora de Língua Portuguesa e Redação do Colégio Satc, Andreia Moretto, colocar a leitura em dia é uma atividade ao mesmo tempo relaxante, educativa, desbravadora e instigante.

“Para ser relaxante, a leitura deve impulsionar reflexões; é educativa quando os conteúdos trazem informação sobre distintas áreas do conhecimento; pode ser desbravadora pois é uma forma de descobrir novos autores, títulos e editoras; e é instigante porque sempre fica o desejo de querer saber o que vem na próxima página, capítulo ou livro”, descreve a professora.

Estimulando a leitura

No momento da leitura, a única regra é encontrar um lugar aconchegante e estar disposto à entrega naquele momento. Isso porque, conforme Andreia, ler é ter a oportunidade de experimentar novas sensações. “A leitura pode levar a lugares incríveis e fazer o leitor vivenciar emoções angustiantes e alegres, às vezes, dolorosas à alma, mas ricas em experiências”, detalha.

São emoções que a jornalista Beatriz Formanski conhece bem. Somente em 2020, ela leu 24 livros. “Descobri esse amor pela leitura quando percebi que o hábito não tinha que ser, necessariamente, uma obrigação, e, sim, algo que me proporcionasse bons momentos”, conta.

A jornalista leu o equivalente a dois livros por mês, mas isso não significa que tenha sido planejado. Segundo ela, o segredo é, transformar a leitura em um hábito, mas que seja prazeroso e não acompanhado de cobranças. “Teve mês que li cinco livros assim como também teve períodos que não li um sequer, porque eu, simplesmente, não estava a fim. Ninguém é obrigado a ler um capítulo por dia, ou seguir um cronograma…eu leio quantos eu quiser ler”, ressalta.

Para quem pretende iniciar o hábito de ler nas férias, o recomendado é escolher as obras por gosto e afinidade. Existem também opções tecnológicas, que facilitam a leitura e dispensam a obrigatoriedade de livros impressos.

Notícias Relacionadas

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.

Homens são presos apontados por injúria racial contra três adolescentes dentro de ônibus em SC

Idosos teriam xingado as vítimas com termos racistas, provocando a reação de várias pessoas no veículo e um tumulto no terminal de Joinville.

Sobrinho de Marcola, líder do PCC, é preso em SC

Leonardo Camacho estava morando em SC e, segundo a polícia, gerenciava negócios ligados ao jogo do bicho, tráfico de drogas e de armas no Ceará

Professores de Santa Catarina entram em segundo dia de greve

De acordo com sindicato que representa a categoria, há paralisações em todos os 1.064 colégios administrados pelo governo catarinense