Geral

Personalidades serão homenageadas com a Medalha “Vereadora Dilma do Espírito Santo”

Solenidade será nesta segunda-feira (15)

Dez personalidades que se destacaram nas áreas, cultural, política, desportiva, empresarial e de prestação de serviços ou ação social no município de Lauro Müller, serão homenageadas pela Câmara Municipal com a Medalha “Vereadora Dilma do Espírito Santo”. A Sessão Solene vai acontecer na noite desta segunda-feira (15), às 19 horas, no auditório Rodolpho de Brida, na sede social da Coopermila.

Criada em fevereiro de 2012, a homenagem é fruto de uma resolução, do então vereador Júlio César Cardoso (PP), no período em que assumiu uma cadeira na Casa Legislativa. Esta será a segunda vez que pessoas lauromüllenses receberão a homenagem, que pela resolução, determina que a comenda seja entregue aos homenageados em sessão solene na semana alusiva ao nascimento da professora e vereadora Dilma do Espírito Santo, 10 de julho.

Conforme a Resolução, cada vereador e o prefeito municipal indicam uma pessoa para receber a comenda. Confira abaixo quem serão os homenageados de 2013:

Indicação do Vereador Everaldo Ferreira da Silva: Luiza de Jesus Bernardo.

Nascida em São Martinho, município de Tubarão no ano de 1921, Luiza de Jesus Bernardo aos dez anos de idade veio para Lauro Muller para trabalhar e constituir família.   Num período muito difícil, criou seus 10 filhos enfrentando as dificuldades e o machismo da época, trabalhando em serviços braçais na mineração de carvão.
Ao longo destes 92 anos sempre viveu na localidade de Rio Bonito, Distrito de Barro Branco onde é voluntária no Clube de mães e de idosos. Apesar de sua idade avançada participa ativamente dos eventos promovidos na comunidade com uma disposição que é exemplo para todos. Dona Luiza, com mais de nove décadas vividas, presenciou o crescimento de nosso município e é uma memória viva dos acontecimentos de nossa história.

Indicação do Vereador Helder Velho: Manoel Adolfo Rebelo.

Manoel Adolfo Rebelo, nasceu em Laguna no ano de 1941, filho de Emília Maurício Rebelo e Adolfo Antonio Rebelo.
Com o objetivo de trabalhar na mineração de carvão e jogar futebol, Manoel veio para Lauro Muller aos 17 anos onde recebeu o apelido de Zinha, conhecido assim, até os dias de hoje.
No ano de 1983 Zinha, foi eleito Operário Padrão, numa promoção do SESI e do Jornal “O Globo” indicado pela mineradora onde trabalhava. Foi jogador profissional no Atlético Mineiro Futebol Clube de Barro Branco, onde liderou a equipe nas conquistas de muitos campeonatos, ficando muito conhecido no município, no estado e fora daqui.
Muitos clubes profissionais de renome nacional procuraram possuir o “passe” do atleta, mas ele preferiu permanecer em nossa cidade onde formou família se casando com Sirlei Medeiros, com quem tem seis filhos. No dia 28 de agosto de 1982, Zinha se tornou membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, sendo um dos pioneiros no município, atuando como voluntário até os dias de hoje. Exerce a função de evangelista e é reconhecido por todos pela sua dedicação durante todos os 31 anos de Ministério.

Indicação da Vereadora Heloisa Ramos Gazola: Ana Rúbia dos Santos Prestes Cesconetto.

Ana Rúbia nasceu em Orleans em 20 de abril de 1975. É filha de Nair Caciatori Prestes (em memória) e de João Maria dos Santos Prestes. É casada com Laércio Cesconetto com quem tem duas filhas: Sara e Lívia.
Ana Rúbia iniciou suas atividades profissionais como balconista e logo despertou sua vocação para o empreendedorismo. Ela é acadêmica do curso de Administração de Empresas, na UNISUL. Há algum tempo, em parceria de suas tias Neide e Santina idealizou no Bairro Arizona uma modesta lojinha de roupas de cama, mesa e banho e posteriormente móveis. Mais tarde construiu uma grande loja de móveis e eletrodomésticos no mesmo bairro, edificação que é orgulho para o comércio lauromüllense. A empresa administrada por Ana Rúbia emprega 28 colaboradores e possui uma expressiva movimentação econômica gerando renda e contribuindo significativamente para o crescimento do município. Sempre pronta a servir as pessoas da comunidade onde vive, Ana Rúbia é parceira em diversas atividades sociais, patrocinando, incentivando e ajudando a solucionar as necessidades que diariamente batem a sua porta.

Indicação do Vereador José Antonio De Bettio: Ieda Gazola Paz.

Ieda Gazola Paz é filha de Emílio e Ana da Silva Gazola. Ela é formada em Teologia pela Diocese de Criciúma. Ieda desde jovem mostrou vocação para o voluntariado na Igreja e para as ações comunitárias, participando do grupo de jovens de seu bairro, na época o Arizona. Atualmente, moradora do Distrito de Barro Branco, participa de várias atividades na Igreja Católica, sendo Coordenadora do CPP – Conselho Pastoral Paroquial, Catequista, Grupos de Famílias, Ministra da Eucaristia, Conselheira Espiritual, Ministra das Exéquias, da Palavra, Missionária, Apostolado da Oração, dentre outras funções.
Na comunidade Ieda exerce trabalhos na coordenação do grupo da terceira idade por mais de vinte anos, estando sempre pronta a servir todos àqueles que a procuram e que dela necessitam.

Indicação do Vereador José Artur Fernandes: Evaldo Longo.

Evaldo Longo nasceu em Orleans e é casado com Melânia Volpato. Têm três filhos, Flávia Maria, Álvaro Luiz e Maria Amália e três netos, João, Cecília e Isadora.
Em 1967 Evaldo veio para a nossa cidade trabalhar como fotografo. Em 1971, em Florianópolis, cursou a faculdade de Educação Física com o objetivo de trabalhar no desenvolvimento do esporte da nossa cidade. Junto a algumas lideranças esportivas, esteve a frente do movimento para criar a CME (Comissão Municipal de Esportes) e no ano de 1977, participando já dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em Florianópolis conquistou a medalha de ouro na modalidade de bocha. Na CME atuou como atleta e Diretor de Esportes até o ano de 1984. Presidiu também, na gestão 1981 a 1984 a Liga Lauro Müller de Futebol (hoje extinta) que abrangia os municípios de Lauro Muller, Orleans e Urussanga. Foi presidente da Comissão dos festejos em comemoração aos 25 anos de emancipação Político-Administrativa do município em 1982 e dos festejos da semana da Pátria nos anos de 1979, 1980 e 1982. Todos os trabalhos foram voluntários e paralelos ao seu trabalho como professor de Educação Física na Escola Visconde de Taunay, onde por duas vezes exerceu a função de Diretor. Foi eleito vereador para a legislatura de 1988 a 1991 e, como presidente da Câmara, tornou realidade à independência do Poder Legislativo. Conduziu os trabalhos de elaboração da nova Lei Orgânica em conformidade com a nova Constituição Brasileira de 1988. Se reelegeu vereador para a legislatura seguinte, exercendo novamente a função de Presidente da Casa. Esteve por um período de quatro anos à disposição da prefeitura para organizar o processo de municipalização do ensino. Atuou como Secretário Municipal de Educação no período de 1997 a 2000 e foi membro do Lions Clube na sua primeira instalação em nosso município.

Indicação do Vereador Manoel Leandro Filho: Edmundo Volnei Bernardino.

Edmundo Volnei Bernardino é natural de Urubici. É casado com Roselita Stang. O casal tem três filhos: Elisa, Alexsandra e Douglas. Edmundo trabalhou como professor normalista e se formou na graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, turma de 1979. Veio para Lauro Müller em 1990 e foi lotado na Escola de Educação Básica "Walter Holthausen" onde também foi diretor, exercendo este cargo por três gestões. Paralelo às atividades profissionais sua vida foi e é permeada pelo esporte, pela família e pela dedicação à comunidade, prestando relevantes serviços em diferentes setores.
No esporte, desempenhou as funções de: Presidente e Diretor de Esportes da CME; Treinador do "Moleque Bom de Bola" e Futebol de Campo Sub 17 para os Joguinhos Abertos de Santa Catarina; Vice-presidente do Veteranos do Cairu Esporte Clube e Vice-presidente da Liga Lauromullense de Futebol. Na vida comunitária foi presidente do Conselho Deliberativo da Escola Visconde de Taunay; Membro fundador do Rotary Club; Vice-presidente do Clube Recreativo Cruz de Malta (ainda na ativa); Tesoureiro da Associação Recreativa e Esportiva Minas — AREM; -Tesoureiro da Sociedade Recreativa e Esportiva Cairu; Membro da Patronagem do CTG Serra do Rio do Rastro e Secretário do Jóquei Clube "Maria Fumaça" de Rocinha.

Indicação do Vereador Ronaldo da Silva: Santina Caciatori da Silva.

Santina, filha de Deolindo Caciatori e Ana Fontanella Caciatori é casada com José Carlos da Silva e tem duas filhas, Cíntia e Sabrina. Iniciou suas atividades profissionais, trabalhando primeiramente como domestica para pagar seus estudos e morar mais próximo dos colégios onde estudou.
Exerceu também a função de balconista e secretária de uma empresa multinacional na região de Criciúma. Santina é formada em Administração de Empresa pela UNESC. Em 1978 iniciou suas atividades registrando sua própria empresa de materiais de construção em Rio Bonito. Mais tarde mudou sua loja para o bairro Arizona sendo pioneira naquela área, pois praticamente não havia comercio ali. Sua dinâmica e persistência fazem de Santina Caciatori da Silva um grande exemplo de empreendedorismo e símbolo de força de vontade, capacidade de luta e de trabalho em Lauro Müller e região. A sua Empresa gera mais de 30 empregos diretos e sua loja é modelo de investimento para o comércio local. Santina participa ativamente das ações em nossa comunidade, tendo a empresa como parceira e patrocinadora dos mais variados eventos.

Indicação da Vereadora Soraya Curcio Librelato: Aurídio Elias da Silva.

Aurídio Elias da Silva nasceu em 12 de julho de 1952, na comunidade de Rio Laranjeiras, no município de Orleans. Último filho de uma família de 12 do casal Santina Elias e Vergílio João Tomaz da Silva. Aurídio estudou até a terceira série primária, hoje ensino fundamental, na própria comunidade. Desde cedo ajudava seus pais e irmãos nos trabalhos da roça, de onde saiu aos 18 anos para trabalhar como motorista em Porto Alegre, na Empresa Expresso Criciumense.  Depois de um ano voltou para Santa Catarina. Aos 22 anos casou-se com Zenaide Teresinha Paladine, com quem teve três filhos: Claurenice, Josias, que faleceu em 1993 aos 15 anos de idade e Andréia. A família residiu por 14 anos em Criciúma, quando Aurídio trabalhou nas empresas carboníferas Próspera e CSN. Com o fechamento da empresa, Aurídio veio residir numa área rural em Lauro Müller, na comunidade de Rio Amaral Gruta em 1990. Neste período, além de se dedicar, juntamente com sua esposa no cultivo de alguns alimentos e criações aves e gado também instalou uma borracharia para garantir o sustento da família.
Temente à Deus, Aurídio que cresceu em lar evangélico, foi consagrado Pastor em 30 de junho de 2001, tendo sido o primeiro Pastor da primeira igreja Evangélica Batista de Lauro Müller. A igreja que iniciou com poucos membros, tinha como local de funcionamento uma pequena e humilde casa na Rua Vilmar Fernandes Madeira, no bairro Sumaré, que antes era usada como ponto de venda de drogas. Como Pastor, conseguiu levar um grande número de pessoas ao templo, motivo pelo qual pode realizar várias ampliações.
Pastor Aurídio, que também é o presidente da Igreja Batista, atualmente coordena os trabalhos de construção de um novo templo, na mesma rua, com uma capacidade de acolhimento de 700 pessoas sentadas, além de salas para os trabalhos de evangelização e estudos Bíblicos.
Quem conhece o Pastor Aurídio, endossa seu exemplo de homem do bem, homem de muita fé e que cumpre o seu ministério com muito amor, seriedade e dedicação.

Indicação do Vereador Valmir Cesconetto: Nair Benedet.

Proveniente de uma família de nove irmãos Nair nasceu e viveu até os 17 anos na comunidade de Rio Capivaras do Meio. Desde os sete anos ajudava seu pai como lenhador e junto aos imigrantes italianos aprendeu a língua italiana fluentemente.
Casada por 55 anos com Altino Benedet, passou a residir na comunidade de KM 107, onde ainda mora. Hoje, com seus 84 anos Nair tem uma família numerosa com 11 filhos, 26 netos e 18 bisnetos que sentem muito orgulho desta matriarca que nos inspira exemplo de vida e de coragem. Nair é reconhecida como uma mulher batalhadora e guerreira, ensinando a sua família a importância do trabalho e da honestidade.
Sempre foi uma pessoa presente nas ações da comunidade. Bom-humor e otimismo também são suas virtudes. Apesar das limitações de mobilização, nunca lhe faltam o sorriso e a simplicidade. Dona Nair demonstra a sua paixão e bom gosto por orquídeas e é um exemplo de mulher humilde e perseverante que dribla todas as dificuldades que se fizeram e fazem presentes no seu caminho. Ela é um exemplo e lição de vida.

Indicação do Chefe do Prefeito Fabrício Kusmin Alves: Jucélia Cardoso Mello.

Jucélia nasceu em Oratório, município de Orleans. É filha de Bernardo Antonio Cardoso e Maria Medeiros e casada com Jaci Gonçalves Mello, com quem teve quatro filhos: Maria Aparecida, Ana Maria, Paulo Felipe, e Maria Regina e sete netos. Iniciou sua vida profissional trabalhando por quinze anos no extinto Banco INCO. Depois trabalhou por cinco anos na Companhia Carbonífera Barro Branco. Foi aprovada em concurso público para o INSS – Instituto Nacional da Seguridade Social, onde trabalhou por 13 anos até conquistar a aposentadoria. Jucélia é voluntária no Clube de Mães e no Clube das Bordadeiras.
Na Igreja católica é atuante desde jovem, quando foi secretaria fundadora da Associação de Santa Terezinha. Atuou também na Legião de Maria, tendo sido secretária por 14 anos onde prestou juntamente com outras colegas assistência social e religiosa à pessoas marginalizadas e não catequizadas. Por seis anos foi palestrante do curso de batismo, ensinando sobre este sacramento, fé e oração.
Jucélia atuou também como Secretaria da Coordenação Pastoral da Comunidade da Matriz durante três anos e coordenadora das equipes de liturgia. Sempre presente na vida da comunidade, Jucélia Cardoso de Mello é exemplo de dedicação e doação.

  • c7b6bc0e12fe55577d4c3adb242e850f
  • p17vh52cu0qd1l8ac7i1p8n1cf83
  • p17vh52cu0166fjkoirg17o912vt4
  • p17vh52cu030l151b1f9brm14ta5
  • p17vh52cu01iim1igk1fus5br2oa6
  • p17vh52cu0r064vrton460113e7
  • p17vh52cu010f81im31ds1lilhk48
  • p17vh52cu01kmsf8711p715uabps9
  • p17vh52cu01ehsuk8gqj1vkbg4qa
  • p17vh52cu0o9i1oqqthk1e1gb33b
  • p17vh52cu0h2mcdth6i7ri350c