Litoral

Pesca artesanal da tainha é liberada em SC

Foto: Cidasc/Divulgação

Foto: Cidasc/Divulgação

Os pescadores de Santa Catarina se preparam para começar a safra da tainha. Ela abre oficialmente nesta sexta-feira (1º), Dia do trabalho, e só foi liberada nesta quinta (30), segundo a reportagem da RBS TV.

A partir desta sexta, estão liberados os pescadores artesanais que fazem a captura pelo arrasto de praia, com barcos a remo. Depois, a partir do dia 15, podem começar a pescar, os artesanais que usam rede anilhada e fazem a captura usando barcos com motor. Já a pesca industrial está permitida a partir de 1º de junho.

Para a safra 2015, que termina em 30 de julho, os pescadores esperam ter resultados melhores do que os obtidos em 2014. No último ano, foram capturadas 1,3 mil toneladas, enquanto o objetivo era 1,8 mil . 

O presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Ivo da Silva, diz que a meta de 2015 é pescar 1,6 mil toneladas.

É isto o que também espera o pescador Getúlio Manoel Inácio. No rancho de pesca da Praia do Campeche, em Florianópolis, ele termina de tecer as redes que irá jogar no mar a partir desta sexta e torce, para que a safra deste ano, seja muito melhor do que a do ano anterior.

Independente de como for, ele já sabe o que vai fazer com os primeiros peixes que caírem na rede. "Uma coisa é certa [a tainha], vai para a frigideira e para a mesa. Com certeza vai ser saboreada".

Com informações do site G1 SC