Geral

Pescadores artesanais do complexo lagunar cobram ações do governo

Foto: Secom de Laguna

Foto: Secom de Laguna

Nesta semana, os pescadores artesanais da região estiveram reunidos para debater as medidas reguladoras para pesca no complexo lagunar, pesca artesanal no oceano e sobre o registro do pescador. Uma comissão será montada para encontro com o ministro da Pesca, Marcelo Crivella.

O secretário municipal da Pesca, Aderbal Moreira, participou do encontro, juntamente, com secretário regional Robson Caporal; secretário de monitoramento do Ministério da Pesca, Américo Ribeiro; da Epagri, Jeferson Oliveira; do Ibama, Vitor Martins; Samira Pereira, da Unisul e Hamilton Rodriguês, do Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros Lagunares e Estuarinos (Ceperg) e vereadores. Promoção da União das Associações de Pescadores da Ilha, Pastoral dos Pescadores Profissionais e  Artesanais e Amigos da Lagoa Santo Antônio dos Anjos.

A presidente da União dos Pescadores, Maria Aparecida Ramos, abriu os trabalhos salientando a importância de proteger a classe dos pescadores, também falaram em nome dos pescadores Loerte de Oliveira, do Movimento dos Pescadores Artesanais e Rinaldo Florentino, da Associação de Pescadores da Lagoa Santo Antônio.

Os pescadores de várias localidades da região solicitaram uma maior fiscalização nas lagoas em relação a pesca predatória. Também reclamaram da especulação imobiliárias nas margens das lagoas, praia e rios.

O responsável pelo monitoramento da pesca e aquicultura do Ministério da Pesca, Américo Ribeiro, declarou no final do encontro que testemunhou a série de reclamações e seus pedidos são pertinentes.  “Vamos aguardar a comissão para encontrarmos com o ministro. O pescador está sendo prejudicado, atualmente ele é vítima da poluição ambiental, da especulação imobiliária, entre outros”, declarou.

Os pescadores também solicitaram dragagem da lagoa para renovação do fluxo de água e a reprodução de peixes e outras espécies marinhas.

Foi solicitado ao Ministério da Pesca maior esclarecimento na leis sobre a pesca artesanal, pois segundo eles, existem muitos desentendimentos.

Um documento foi elaborado com os pedidos dos participantes.

Colaboração: Secom de Laguna