Geral

Pescadores colocam barcos, redes e queimam bonecos na BR-101

Cerca de 350 pescadores artesanais estiveram presentes na manifestação desta quinta-feira, em Laguna

Foto: Indianara Silveira/Engeplus

Foto: Indianara Silveira/Engeplus

Na manhã desta quinta-feira, pescadores artesanais interromperam a BR-101 por alguns minutos. A interrupção no trânsito aconteceu próximo do trevo de acesso ao município de Laguna. Conforme o secretário da Federação da Associação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina, Pedro Guerreiro, a mobilização foi positiva. “Compareceram na manifestação cerca de 350 pescadores, inclusive, aqueles mais desacreditados estiveram presentes na mobilização. Além disso, lideranças políticas e a imprensa em geral estiveram presentes”, comenta. Conforme a Policia Rodoviária Federal (PRF) de Tubarão, as filas chegaram a seis quilômetros em ambos os sentidos da rodovia.

Segundo o Portal Engeplus, a concentração dos pescadores começou pouco depois das 8 horas. Com barcos, bonecos e redes a categoria fechou os dois sentidos da BR-101 por volta das 10 horas. Entres os participantes estavam pescadores dos municípios de Arroio do Silva, Balneário Rincão, Laguna, Imbituba, Garopaba, Ibiraquera, Palhoça e alguns de Florianópolis.

“Alcançamos o nosso objetivo, que era chamar atenção para as nossas reivindicações. Algumas normativas são defendidas pelo Ministério da Pesca, que os pescadores artesanais não concordam”, comenta. Entre as reivindicações estão o tempo estabelecido para a pesca da tainha, marcado para o dia 15 de maio. Os pescadores artesanais almejam que a pesca seja permitida no primeiro dia do mês. Questões como o tamanho das embarcações os pescadores também pedem para serem revistas.

No protesto, os manifestantes colocaram fogo em um boneco que representava o presidente da Colônia de Pescadores de todo o Brasil, Ivo da Silva, que segundo Guerreiro, faz um trabalho aquém do esperado. Na próxima segunda-feira, a federação vai até Brasília para tratar essas questões com o ministro da Pesca. A reunião está marcada para terça-feira.