Geral

Pescadores organizam a Festa da Tainha 2013

No que depender dos pescadores, o que não vai faltar é tainha na brasa

No que depender da Associação dos Moradores da Praia do Arroio Corrente, em Jaguaruna, a Festa da Tainha 2013 será um sucesso. Nesta edição, o evento será totalmente reformulado. A única coisa igual será o tempero do peixe!

A festa será realizada no Chuveirão Lanches. O proprietário do estabelecimento ofereceu o espaço do estacionamento para sediar o evento, marcado para os dias 15 e 16 do próximo mês. Uma programação de shows também é preparada.

E, no que depender dos pescadores, tainha é o que não vai faltar. Ontem, os profissionais artesanais  deram um lance de 4,5 toneladas em Jaguaruna.

Com o frio que começa a chegar de mansinho, os cardumes são cada vez maiores e mais evidentes em toda a costa do litoral sul catarinense.

A temporada de pesca começou oficialmente no último dia 1º. E a expectativa é que, a partir do próximo mês quando o clima fica ainda mais gelado, os pescadores artesanais captures toneladas da espécie.

“No ano passado, não tivemos uma boa temporada. Agora parece que será diferente. No último fim de semana, os pescadores de tarrafa já capturaram cerca de uma tonelada”, revela o presidente do Sindicato dos Pescadores de Laguna e Região (Sindipesca), Gilberto Fernandes.

Santa Catarina pode parecer pequenina perto de outros estados, mas tem um litoral farto e pescadores ávidos para lançarem suas redes e tirarem dali o sustento da família.

Segundo o Jornal Notisul, com pouco mais de 1% da área do Brasil, o estado é o maior produtor nacional de pescados. Há 36 colônias de pescadores e a comunidade local, pescadores e turistas fazem um mutirão nas praias catarinense para recolher a tainha.