Geral

Pesquisa irá revelar dados sobre a saúde dos catarinenses

Foto: Paulo Goeth

Foto: Paulo Goeth

Na próxima segunda-feira (19), o Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), inicia uma pesquisa para saber como está a saúde dos catarinenses. A previsão é que o estudo seja concluído em outubro.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) será realizada em todo o país, totalizando a participação de 1,6 municípios.  Em Santa Catarina aproximadamente 2,5 mil residências devem ser visitadas por técnicos do IBGE. Onde farão parte da amostragem 59 municípios de todas as regiões do Estado, entre eles estão Florianópolis, Laguna, Tubarão e Criciúma.

O trabalho do IBGE consiste na aplicação de um questionário a todos os membros da família, em seguida um dos moradores é selecionado para realizar exames antropométricos (medição do corpo). Das pessoas entrevistadas, 25% serão selecionadas para a realização de exames de sangue e urina.

O objetivo da pesquisa é municiar os estados e municípios com informações sobre  suas necessidades de saúde. “Com esses dados em mãos, será possível fazer programas voltados às particularidades de cada região”, avalia a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt.

Conheça os municípios selecionados em Santa Catarina

Águas de Chapecó, Alfredo Wagner, Antônio Carlos, Araranguá, Aurora, Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Braço do Trombudo, Brunópolis, Brusque, Caçador, Campo Alegre, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Dionísio Cerqueira, Faxinal dos Guedes, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Guaramirim, Içara, Indaial, Iomerê, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Lauro Muller, Leoberto Leal, Mafra, Massaranduba, Navegantes, Orleans, Otacílio Costa, Palhoça, Palmitos, Papanduva, Passos Maia, Penha, Pinhalzinho, Pouso Redondo, Rio do Sul, Rio dos Cedros, Romelândia, Santa Rosa do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, São Bento do Sul, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara, Seara, Tangará, Trombudo Central, Tubarão, Xanxerê e Xaxim.

Colaboração: Secretaria de Estado da Saúde