Economia

Pesquisadores apresentam proposta de compensação financeira para agricultores que recuperam o meio ambiente

Agricultores de Santa Rosa de Lima e cidades vizinhas participaram, durante esta terça-feira (7), do Dia de Campo. O evento, realizado na sede da Associação Comunitária da localidade de Mata Verde através de parceria entre Administração Municipal, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Epagri, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e demais entidades, abordou o tema ‘Serviços Ambientais: conceitos e oportunidades para a agricultura familiar’.

Entre os palestrantes, o professor da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, Joshua Farley abordou o conceito de serviços ambientais e benefícios que podem ser obtidos com a preservação da natureza. Ele defendeu a ideia de que a propriedade que presta serviços ambientais – como recuperar matas ciliares, promover o reflorestamento com plantas nativas e produzir alimentos sem agrotóxicos – pode sofrer, inicialmente, problemas de rentabilidade, mas os pontos positivos a longo prazo superam essas dificuldades.

Farley explicou ainda que os serviços ambientais não são vantajosos apenas para o agricultor, mas também para toda a sociedade. Inclusive para a população dos centros urbanos, que é beneficiada com melhor qualidade da água e do ar e também da alimentação, entre outros aspectos. Por conta destes benefícios, entende que o produtor deveria receber temporariamente algum tipo de ajuda financeira.

Projeto piloto

Para incentivar a prática de serviços ambientais, a Administração Municipal, o CNPq, a UFSC, entre outras universidades, estão desenvolvendo um projeto piloto para compensar financeiramente pequenos produtores agrícolas. O projeto, inédito no Brasil, está em fase de implantação em algumas propriedades de Santa Rosa de Lima. Os recursos desta etapa experimental estão sendo oferecidos pelo CNPq.

No dia 11 de agosto, um novo Dia de Campo será realizado, no mesmo local, para debater formas de como este pagamento poderia ser realizado.

Colaboração: André Bianchini / Comunicação Prefeitura de Santa Rosa de Lima

[soliloquy id=”134892″]