Geral

Pesquisas do Mestrado são avaliadas por banca de professores

Estudantes de Mestrado apresentam pesquisas ligadas a problemas na indústria

Divulgação/Satc

A diretora administrativa da Chapam Motopeças, Jossiê Helena Meneghel, percebeu que poderia aliar um problema da empresa ao estudo do mestrado. A pesquisa, construída ao longo de um ano de estudos, vai verificar a autenticidade de uma matéria-prima. “Quero saber se a liga de alumínio vem com as características descritas e é compatível para usar no processo de produção do baú de motocicletas”, ressaltou Jossiê.

Esse problema vai nortear a pesquisa que ela desenvolve no Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica da Satc. Na primeira apresentação do tema, para uma banca formada por professores da instituição, Jossiê apresentou sua proposta e recebeu soluções. “Já fiz alguns ensaios com materiais e quero fazer outros aqui nos laboratórios da Satc”, explicou a mestranda.

Divulgação/Satc

Trazer para a academia discussões sobre situações que incomodam a indústria é o fator norteador do Mestrado Profissional. Na disciplina de Seminários, os mestrandos puderam trazer os temas que irão trabalhar e receber sugestões. “Fizemos uma espécie de pré-banca, verificando se a proposta está vinculada à indústria e às linhas de pesquisa. As orientações dadas pelos professores podem contribuir para melhorar o trabalho”, destacou o coordenador do Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica, Anderson Daleffe.

A turma de Jossiê, a segunda do programa, segue agora com a produção da dissertação e orientação individual. Uma nova turma será aberta a partir de outubro. Informações podem ser obtidas no telefone (48) 3431-7577 ou no e-mail [email protected]

Divulgação/Satc

Notícias Relacionadas

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Ciência é 10: IFSC oferece especialização gratuita para professores de Ciências do ensino fundamental

As inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de outubro.

Secretaria de Educação de SC abre concurso para mil vagas

Cargos são de professor, orientador educacional, administrador escolar, supervisor escolar e assistente de educação.

Pesquisa de Mestrado da Satc resulta na redução de custos em empresa

Aliando problemas práticos e a indústria, aluno conseguiu economizar 50% na produção