Geral

Petrobras faz novo reajuste e gasolina já sobe mais de 10% em setembro

Furação Harvey, que afetou produção de petróleo nos EUA, é um dos motivos para a alta de preços; valor médio cobrado do consumidor final atingiu R$ 3,778 na semana passada, recorde do ano.

Foto: Divulgação

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (4) uma nova elevação nos preços da gasolina em suas refinarias, que passam a acumular alta de mais de 10% em poucos dias de setembro, após o furacão Harvey fechar refinarias nos Estados Unidos e levar a uma disparada nos valores de referência do combustível na semana passada.

A estatal disse em comunicado que o novo reajuste foi decidido por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços -GEMP, convocado quando há necessidade de reajustar os combustíveis em mais de 7% para cima ou para baixo em um único mês.

Nesta segunda-feira, a Petrobras anunciou alta de 3,3% na gasolina, a partir de terça-feira. Na semana passada a companhia já havia anunciado reajustes de 4,2% e 2,7% para a gasolina. No diesel, o reajuste anunciado nesta segunda-feira foi marginal, de 0,1%. Antes o combustível havia subido 0,8% e 4,4%.

Dados divulgados pela Agência Nacional de Petróleo – ANP mostram que o preço médio da gasolina para o consumidor atingiu o maior valor do ano na semana passada – de R$ 3,778 por litro.

Furação Harvey

O furacão Harvey, que atingiu refinarias no Golfo do México, foi uma das justificativas para a mudança de preços. “Na última semana, em face dos impactos do furacão Harvey na operação das refinarias, oleodutos, e terminais de petróleo e derivados no Golfo do México, os mercados de derivados sofreram variações intensas de preços”, disse a Petrobras em nota sobre os reajustes desta segunda-feira.

Apesar da convocação do grupo de preços para autorizar reajustes logo no início do mês, a Petrobras afirmou que a avaliação dos executivos do GEMP é de que a companhia tem conseguido praticar valores adequados às volatilidades dos mercados de derivados e do câmbio.

Especialistas do mercado já apontavam que os efeitos do Harvey deviam pressionar a Petrobras a novos reajustes na gasolina, devido às promessas da companhia de não praticar preços abaixo da paridade internacional.

Os impactos da tempestade nos EUA, no entanto, começam a ser dissipados nesta semana, com refinarias retomando lentamente suas atividades. Os preços de referência da gasolina nos Estados Unidos caíam cerca de 4 por cento nesta segunda-feira para os níveis mais baixos desde 25 de agosto, quando o Harvey atingiu o continente.

Com informações do site G1

Notícias Relacionadas

Homem em surto joga gasolina no corpo e tenta incendiar casa em Criciúma

Ocorrência foi registrada na manhã desta terça-feira (7), no bairro São Defende, e mobilizou equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

SATC lança programa que conecta empresas a startups para solucionar desafios reais

Criciúma Open Challenge Day cria ponte entre demandas da indústria e soluções inovadoras, com possibilidade de contratação de projetos-piloto.

Sicredi abre primeira agência em Laguna com espaço que valoriza a história do município

Unidade será inaugurada na próxima sexta-feira (11/09) e amplia a presença do Sicredi no Sul catarinense.

Tigre resolve no primeiro tempo, elimina o Cascavel e avança na Copa do Brasil Sub-20

Joias da base carvoeira fizeram a diferença no CT Antenor Angeloni e garantiram o Criciúma na segunda fase da competição nacional.