Economia

Petrobras sobe diesel em 13% nas refinarias após novos preços

A Petrobras elevou nesta sexta-feira em 13,03 por cento o preço médio do diesel nas refinarias.

Foto: Reuters / Divulgação

A Petrobras elevou nesta sexta-feira em 13,03 por cento o preço médio do diesel nas refinarias, para 2,2964 reais por litro, um dia após a agência reguladora ANP publicar os novos valores de referência para a comercialização do produto.

Trata-se do primeiro aumento desde junho, quando os preços do diesel foram congelados a 2,0316 reais por litro como parte da subvenção econômica oferecida pelo governo como parte das medidas tomadas para acabar com os protestos de caminhoneiros que afetaram todo o país.

O novo preço é o maior desde os 2,3351 reais por litro de 23 de maio. Dentro da era de reajustes diários da Petrobras, a máxima foi de 2,3716 reais por litro, em 22 de maio.

Segundo a petroleira, “o valor reflete a média aritmética dos preços do diesel rodoviário, sem tributos, praticados pela Petrobras em suas refinarias e terminais no território brasileiro”.

Na véspera, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP informou que os novos preços de referência para a comercialização de diesel, o combustível mais consumido no país, terão alta de mais de 14 por cento, a depender da região.

Já considerando-se o desconto de 30 centavos por litro previsto no programa de subvenção, o preço de comercialização do diesel subirá 14,4 por cento no Centro-Oeste, para 2,4094 reais por litro. No Sudeste, o avanço será de 10,55 por cento, para 2,3277 reais por litro.

No Nordeste, incluindo Tocantins, o valor foi a 2,2592 reais por litro, alta de 12,6 por cento, enquanto no Norte, sem o Tocantins, o aumento é de 12,5 por cento, para 2,2281 reais.

Por fim, no Sul, a ANP relatou alta de 13,1 por cento, para 2,3143 reais por litro no preço de comercialização.

Conforme informações do site Terra, os reajustes ocorrem diante do aumento nos preços internacionais do diesel e no câmbio. Os preços valem desta sexta-feira até 29 de setembro.

Notícias Relacionadas

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Abastecimento chega ao limite em Imbituba

Postos de combustíveis e supermercados devem liquidar seus estoques até a próxima terça-feira (29).

Postos já registram falta de gasolina e diesel, em Orleans e Lauro Müller

Petrobras reduz novamente preços da gasolina e do diesel em refinarias

No acumulado do ano, preço da gasolina caiu 48,2% e o do diesel 35,4%