Sem Categoria

PF prende três pessoas e fecha casa de câmbio em SC em operação contra tráfico de armas e drogas

Ao todo, foram cumpridos 92 mandados em cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais

Divulgação

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira (12) três mandados de prisão em Santa Catarina, como parte da Operação Expresso 80, que foi deflagrada no Paraná e tem como alvo o tráfico de armas e drogas. Duas prisões ocorreram em Balneário Camboriú, e uma em Joaçaba.

Também foram cumpridos no Estado sete mandados de busca e apreensão. Uma casa de câmbio foi fechada em Balneário Camboriú por ordem judicial.

Ao todo, foram cumpridos 92 mandados em cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais – 23 são mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária, 32 mandados de busca e apreensão, 29 de sequestro de bens e bloqueio de valores, além de sete mandados de suspensão de atividade comercial e lacração de estabelecimento. Todos foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Ponta Grossa (PR).

De acordo com a PF, o grupo investigado utilizava empresas de aluguel de veículos e de transporte rodoviário de passageiros para movimentar drogas e armas por vários pontos do país. O material ilícito era transportado em fundos falsos de ônibus e vans de turismo, que pertencem às empresas comandadas pelo líder da organização.

O grupo criminoso é investigado há mais de um ano, desde a apreensão de um ônibus carregado com 1,7 tonelada de maconha e dois fuzis calibre .556, que ocorreu no dia 4 de maio de 2020 em Ponta Grossa (PR). Desde então, foram apreendidos diversos carregamentos de drogas e armas de fogo vindas do Paraguai que a apuração identificou pertencerem à quadrilha.

O nome da operação faz referência aos fuzis que foram apreendidos ao longo da investigação. As armas eram montadas com 80% das peças compradas sem registro. O objetivo dos criminosos era dificultar o rastreamento.

Com informações de Dagmara Spautz / NSCTotal

Notícias Relacionadas

Tigre aproveita “folga” para fazer melhorias no gramado do Majestoso

Suposto roubo de carteira termina com homem morto com golpes de machado na Serra de SC

Crime chocou o município de Correia Pinto

Professores de Santa Catarina entram em greve nesta terça-feira

Mobilizações pelo Estado começaram na manhã desta terça-feira (23)

SC dá pontapé inicial de programa bilionário de obras para combater enchentes

Assinatura de contrato para dragagem de rios no Alto Vale marca largada do Proteção Levada a Sério