Geral

PIB de SC cresce 3,7% e fica acima da média nacional impulsionado por setor de serviços

Além dos serviços, agropecuária e turismo também fecharam ano em alta e elevaram PIB catarinense

Foto: SECOM SC, Divulgação

Mais uma vez, a economia catarinense se destaca pelo crescimento do PIB, que em 2023 registrou um aumento 3,7%, acima do número nacional de 2,9%. Foram R$ 505,3 bilhões movimentados no último ano, de acordo com o Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina.

Os indicadores divulgados nesta segunda-feira (11) trazem os resultados do PIB de 2023, com um crescimento acelerado em comparação com 2022, e destaque para o setor de serviços, que aumentou 4,7%.

— É mais uma prova de que Santa Catarina é diferenciada. O empreendedorismo e a inovação do nosso povo sempre se apresentam nesses bons resultados pra economia do nosso estado — afirma o governador Jorginho Mello (PL).

Áreas como os transportes, comércio, alojamento e alimentação são algumas das que compõem o setor de serviços, o que mais cresceu em Santa Catarina no último ano. Além disso, a agropecuária cresceu 12,7%, muito por conta da agricultura, que cresceu 20% no mesmo período.

A indústria do turismo, com atividades como comércio, alojamento, transportes, entre outros, também se destaca entre as que registraram crescimento, com uma alta de 6,7%.

Em contrapartida, a indústria de transformação teve o segundo ano consecutivo de queda, com retração de 1,4%. Alguns dos fatores que teriam levado a esse panorama negativo seriam a alta da taxa de juros no Brasil e no exterior, além de impactos na demanda interna e no comércio mundial.

Além do PIB, outros índices de SC são destaque

O Estado ainda se destaca por outros números positivos quando o assunto é emprego e economia. Desde o último trimestre de 2023, Santa Catarina voltou a ter a menor taxa de desocupação do país, com 3,2%, sendo que a média nacional é de 7,4%.

É também em território catarinense que tem o menor percentual de desalentados — pessoas que desistiram de procurar emprego porque não tem esperanças de encontrar —, menor percentual de trabalhadores na informalidade, menor taxa de subutilização da força de trabalho e maior percentual de trabalhadores do setor privado com carteira assinada.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Caminhão carregado cai no rio após ponte desabar em SC

As equipes já estão empenhadas na reconstrução da ponte

Sem Arthur Caike, Criciúma terá a volta de dois titulares contra o Juventude

PRF usará drones para fiscalizar BR-101 e Via Expressa em SC

Além dos drones, a PRF planeja utilizar câmeras fixas para o videomonitoramento

Carros, relógios de luxo e dinheiro são apreendidos em investigação sobre esquema de compra de veículos em SC

A operação, denominada "Hot Wheels", foi realizada nesta quinta-feira (25) e contou com a participação de 30 policiais