Saúde

Picado por jararaca, idoso de SC tem “dor insuportável” e inchaço, mas não procura médico

Caso só foi descoberto nesta quinta-feira (4) depois que um amigo visitou o homem, notou o ferimento na perna e acionou os bombeiros

Divulgação

Um idoso de 66 anos foi picado por uma cobra em Blumenau e o caso só foi descoberto pelos bombeiros três dias depois, nesta quinta-feira (4). O homem não quis acionar o socorro, mas um amigo dele decidiu procurar ajuda ao notar o inchaço na perna. A suspeita é que uma jararaca tenha causado o ferimento.

Os bombeiros militares foram chamados às 9h15min e seguiram para a casa na Rua Hermann Huscher, no bairro Vila Formosa, no Grande Garcia. Quando chegaram, encontraram o idoso bem, mas com um sinal de picada na perna e inchaço no local.

Ele contou que mexia no jardim durante o feriadão de Finados e sentiu o ataque. Ao olhar, percebeu que se tratava de uma cobra “grande”, que aparentava ser uma jararaca. Pela ferida, os bombeiros também acreditaram se tratar da espécie venenosa. A dor foi insuportável, mas a vítima não procurou ajuda médica.

Nesta quarta, depois de não conseguir contato com o idoso, um amigo dele foi visitá-lo e soube do ocorrido, acionando o socorro. Como não se tratava mais de uma urgência, os militares apenas orientaram o morador, que procurou um hospital.

Procure ajuda

Ainda de acordo com informações dos bombeiros, possivelmente a quantidade de veneno expelida pela jararaca não foi suficiente para gerar um caso mais grave à saúde do homem. Mesmo assim, quando há picada, o procura pelo socorro deve ser imediata. Veja o que fazer:


Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
O local da picada deve ser lavado com água e sabão;
A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível), pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Notícias Relacionadas

Centro de Triagem encerra atividades e atendimentos são absorvidos pelas UBSs em Criciúma

Sintomáticos e suspeitos de Covid-19 serão atendidos pelas unidades de saúde

Coorsel arrecada tampinhas em prol da causa animal de Tubarão

Arrecadação foi entregue para as voluntárias que atuam na proteção de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos.

Atleta de Muaythai de Criciúma é convocado para mundial na Tailândia

Welinton Benvenutti Fernandes disputará a categoria Senior Elite até 71

Teatro Municipal Elias Angeloni recebe espetáculo “O Homem Mais Inteligente da História”

Peça será nessa sexta-feira (3)