Geral

Pinguim é encontrado em praia de São Francisco do Sul

Espécie não costuma aparecer no litoral brasileiro nesta época do ano

Divulgação

Um pinguim-de-Magalhães foi encontrado na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, no último domingo (3). Ele estava debilitado, desidratado e foi entregue por populares ao posto salva-vidas mais próximo.

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) da Univille foi chamado para atender o animal. O pinguim apresentava falhas no empenamento na região dorsal, ao redor dos olhos e em nadadeiras peitorais. Também tinha marcas de interação com rede de pesca. O pinguim não tinham chip ou marcação artificial, o que indica que o animal não seja proveniente de alguma reabilitação.

Segundo o PMP-BS, não é comum encontrar pinguins-de-Magalhães nas praias brasileiras nesta época do ano, já que o período migratório da espécie acontece entre junho e setembro. O animal costuma sair das colônias reprodutivas na Argentina, Ilhas Maldivas e Chile em busca de águas mais quentes e alimento.

Geralmente, os pinguins encontrados nas praias brasileiras são jovens em primeira migração. No entanto, alguns animais se perdem dos bandos e acabam encalhando nas praias, apresentando quadro clínico debilitado.

O pinguim encontrado em São Francisco do Sul agora passará por um período na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille Universidade, onde receberá tratamento com hidratação, alimentação e medicação. Posteriormente, ele deve seguir para a reabilitação na Associação R3 Animal, em Florianópolis (SC).

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Dois pedreiros são soterrados parcialmente em SC durante acidente de trabalho

Um deles foi atingido por um pedaço de concreto e foi encaminhado ao Hospital Regional do Oeste. O outro recusou atendimento hospitalar.

Brasil vai ao pódio em primeiro torneio após Jogos de Tóquio

Guilherme Schmidt chega à final e leva prata no Grand Prix de Zagreb

Microempreendedores têm menos de uma semana para regularizar dívidas

Prazo vai até 30 de setembro

Governo do Estado e Celesc inauguram a ampliação da PCH Celso Ramos e a primeira usina solar da companhia

O projeto da ampliação consistiu na implantação de um novo circuito adutor, com canal de adução, conduto forçado e construção de nova casa de força, com duas unidades geradoras de 4.150 kW cada