Geral

Pinguim é encontrado em praia de São Francisco do Sul

Espécie não costuma aparecer no litoral brasileiro nesta época do ano

Divulgação

Um pinguim-de-Magalhães foi encontrado na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, no último domingo (3). Ele estava debilitado, desidratado e foi entregue por populares ao posto salva-vidas mais próximo.

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) da Univille foi chamado para atender o animal. O pinguim apresentava falhas no empenamento na região dorsal, ao redor dos olhos e em nadadeiras peitorais. Também tinha marcas de interação com rede de pesca. O pinguim não tinham chip ou marcação artificial, o que indica que o animal não seja proveniente de alguma reabilitação.

Segundo o PMP-BS, não é comum encontrar pinguins-de-Magalhães nas praias brasileiras nesta época do ano, já que o período migratório da espécie acontece entre junho e setembro. O animal costuma sair das colônias reprodutivas na Argentina, Ilhas Maldivas e Chile em busca de águas mais quentes e alimento.

Geralmente, os pinguins encontrados nas praias brasileiras são jovens em primeira migração. No entanto, alguns animais se perdem dos bandos e acabam encalhando nas praias, apresentando quadro clínico debilitado.

O pinguim encontrado em São Francisco do Sul agora passará por um período na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille Universidade, onde receberá tratamento com hidratação, alimentação e medicação. Posteriormente, ele deve seguir para a reabilitação na Associação R3 Animal, em Florianópolis (SC).

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Polícia Civil prende organização criminosa por diversos roubos em Criciúma e latrocínio em Morro da Fumaça

Nesta terça-feira, dia 4, quatro pessoas foram presas e drogas, dinheiro e celulares foram apreendidos.

Justiça condena empresa que vendeu mas não entregou R$ 2 milhões em máscaras a SC

A distribuidora foi penalizada com multa de 10% sobre o contrato e ainda foi suspensa de participar de novas licitações pelo prazo de seis meses

Secretária de Saúde de Braço do Norte libera 1.356 exames com investimento de mais de R$ 170 mil

Conforme o secretário da Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, as pessoas que estão à espera dos procedimentos podem ficar tranquilas, pois a Secretaria de Saúde vai entrar em contato para o agendamento

Homem é detido após quebrar imagens da Igreja Matriz, em Treze de Maio

Antes de ir à igreja, ele esteve no posto de saúde central e atacou funcionários e destruiu móveis