Geral

Pinguim é encontrado em praia de São Francisco do Sul

Espécie não costuma aparecer no litoral brasileiro nesta época do ano

Divulgação

Um pinguim-de-Magalhães foi encontrado na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, no último domingo (3). Ele estava debilitado, desidratado e foi entregue por populares ao posto salva-vidas mais próximo.

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) da Univille foi chamado para atender o animal. O pinguim apresentava falhas no empenamento na região dorsal, ao redor dos olhos e em nadadeiras peitorais. Também tinha marcas de interação com rede de pesca. O pinguim não tinham chip ou marcação artificial, o que indica que o animal não seja proveniente de alguma reabilitação.

Segundo o PMP-BS, não é comum encontrar pinguins-de-Magalhães nas praias brasileiras nesta época do ano, já que o período migratório da espécie acontece entre junho e setembro. O animal costuma sair das colônias reprodutivas na Argentina, Ilhas Maldivas e Chile em busca de águas mais quentes e alimento.

Geralmente, os pinguins encontrados nas praias brasileiras são jovens em primeira migração. No entanto, alguns animais se perdem dos bandos e acabam encalhando nas praias, apresentando quadro clínico debilitado.

O pinguim encontrado em São Francisco do Sul agora passará por um período na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille Universidade, onde receberá tratamento com hidratação, alimentação e medicação. Posteriormente, ele deve seguir para a reabilitação na Associação R3 Animal, em Florianópolis (SC).

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.