Giro Estadual

Pinguins são encontrados mortos em praia de SC

Na semana passada, ONG encontrou 59 animais da mesma espécie no litoral Sul de Santa Catarina

Divulgação

Pelo menos oito pinguins-de-magalhães foram encontrados mortos na praia do Ervino, em São Francisco do Sul, na manhã desta terça-feira, 17. As aves foram localizadas durante as rondas matinais do Projeto de Monitoramento de Praias (PMB) da Univille, que monitora a região.

Conforme informações da organização, todos os pinguins encontrados eram juvenis e, nesta época do ano, é comum que sigam o cardume de peixes e migrem para a região em busca de alimentos e territórios mais quentes.

A causa da morte dos animais ainda será investigada, mas a suspeita é de que as aves tenham se ferido por rede de pescas, consequentemente, tenham se afogado.

Na semana passada, a ONG Educamar Brasil encontrou 59 pinguins da mesma espécie mortos entre as praias de Passo Torres e Araranguá, no litoral Sul de Santa Catarina.

Entre os animais, haviam jovens e adultos. Segundo publicação da ONG, quando pinguins adultos são encontrados mortos, há um forte indicativo de causa humana, como poluição e incidentes com redes de pescas.

Duas baleias encalhadas

Na semana passada, a equipe de monitoramento da Univille registrou o encalhe de duas baleias-jubarte também em São Francisco do Sul, na praia Grande. Ambas estavam mortas quando foram encontradas.

Os animais apresentavam ausência de barbatanas e deslocamento de pele. Não havia vestígios de ação humana na morte das baleias. A causa das mortes ainda estão sendo investigadas.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Mais um trecho da rua Hermínio Baggio, no Santo Antônio, em São Ludgero, receberá camada asfáltica

A execução da obra contou com a parceria dos proprietários dos terrenos em relação a retirada de cercas e autorização para alargamento da via

Anvisa determina recolhimento de lotes interditados da vacina CoronaVac

Mais de 12 milhões de doses foram envasados em fábrica não autorizada pela Agência e tinham sido interditadas no início do mês.

Homem é flagrado furtando residência, tenta fugir a nado, mas é capturado em Tubarão

O homem, de 31 anos, estava furtando objetos de uma residência quando foi flagrado por outros moradores.

Pedido de Comissão Processante para cassação de prefeito de Urussanga é arquivado

Houve quatro votos contrários e cinco favoráveis à criação da Comissão.