Geral

Piql Brasil assina acordo de cooperação técnica com Orleans

Projeto prevê desenvolvimento e aplicação de tecnologias para preservação de dados digitais para longo prazo.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Um acordo oficializado na noite desta terça-feira (19), coloca Orleans definitivamente na rota de cidades que buscam desenvolver um polo tecnológico. Na presença de diversas lideranças políticas, empresariais e representantes de entidades da região, o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave e Governo Municipal  assinaram o termo de cooperação técnica para a instalação da empresa Piql Brasil. O encontro ocorreu no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

O objetivo do acordo de cooperação é promover o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias para preservação de dados digitais para longo prazo a fim de buscar o desenvolvimento de soluções na área de Tecnologia da Informação. “Imagine que você queira guardar um documento de 100 anos. Temos aqui um livro de 1882. Esse livro de papel conseguimos autentica-lo como foi de fato produzido neste ano. Mas, as vezes salvamos algo no computador, encaminhamos pelo email e alguém não abre. A gente tem que fazer que o papel faz, em digital. Para isso, desenvolvemos um suporte que não apaga, não é magnético e não é arquivo de computador. Através da tecnologia, gravamos em plastico filme. A Piql desenvolveu o sistema para tornar o suporte filme em suporte digital.  Aqui ele pode durar por milhares de anos”, explica o diretor de tecnologia e operações da Piql Brasil, Roberto Carminatti.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

As ferramentas desenvolvidas como modelo de preservação digital serão aplicadas na prefeitura de Orleans, visando transformar os acervos de papel e os trâmites de documentos do município para o formato digital. “De pronto, aceitamos o desafio de criar o programa ‘Orleans Digital’ transformando a prefeitura num ambiente completamente digital, sem a utilização de papel, com o objetivo de aumentar a eficiência da gestão pública, economizando recursos e facilitando a vida do cidadão”, afirma o prefeito Jorge Koch.

Por meio do acordo de cooperação, a Piql ainda poderá oferecer oportunidades de estágio e emprego aos acadêmicos do Unibave. “Esse projeto fortalece e vem de encontro em suas atividade. Orleans tem que se transformar em um polo tecnológico. Sobre recursos, vamos atrás, mas dependemos do apoio politico e a comunidade acreditar. Dar um voto de confiança a este novo projeto. Podes ser a grande oportunidade para o crescimento e desenvolvimento de Orleans e região”, enfatiza o reitor do Unibave, Elcio Willeman.

“A Piql é uma empresa multinacional dedicada a preservação digital de informações. Nós temos várias soluções e elas vão fazer parte do trabalho de pesquisa e desenvolvimento aqui junto com a equipe de professores e estudantes do Unibave”, completou Carminatti.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Empresa de tecnologia reconhecida mundialmente

A Piql é uma empresa criada em 2002, com sede em Drammen, na Noruega, que oferece um serviço de preservação de informações de dados em uma rede de parceiros localizados em diversos pontos no globo terrestre.

Com esta solução tecnológica, a iniciativa tem a capacidade de armazenar em formato digital ou “piqlfilm”, informações vitais para história e de documentos ultra seguros que tem tempo de vida útil de 10 mil anos.

A empresa mantém o Arquivo Ártico Mundial, que é uma caverna a prova de desastres e fora do alcance de ataques cibernéticos, em dos lugares mais geopoliticamente seguros do mundo, o arquipélago ártico de Svalbard, em território norueguês.

O projeto aplica tecnologia de ponta e traz para o Brasil, em especial para Orleans, uma iniciativa de inovação globalmente necessária para segurança documental para as próximas gerações.

Notícias Relacionadas

Grupo RB celebra sucesso e ampliações após cinco anos de fundação da primeira loja

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes