Segurança Pública

Planejamento e concentração: foco no resultado

Vou contar duas histórias que demonstram a importância do planejamento estratégico e da concentração de forças, duas elementares para que possamos atingir os resultados que pretendemos, quando começamos nossas empreitadas ou novos projetos.

A primeira história é sobre planejamento e pensar além do presente. Vamos lá: dois sapos viviam em uma mesma lagoa. Quando ela secou com o valor do verão, eles saíram em busca de outro lar. No caminho, passaram por um poço profundo e cheio de água. Ao vê-lo, um dos sapos disse para o outro: “vamos descer e fazer a nossa casa neste poço, ele nos dará abrigo e alimento.” O outro, mais prudente, planejando e pensando no futuro, respondeu: “mas, e se faltar água, como sairemos de um lugar tão fundo?” Por isso, não faça nada sem pensar nas consequências. (Fábulas, Esopo, Século 6 a. C.).

A outra história é sobre Napoleão e a concentração de energias (foco): Napoleão conhecia o valor de concentrar suas forças no ponto fraco do inimigo – era o segredo do seu sucesso nos campos de batalha. Mas sua força de vontade e a sua mente também estavam moldados segundo essa noção. O propósito único, a única concentração na meta. Não agia como o ganso, que não sabe correr direito, nadar direito e voar direito. Pensava como o cavalo da fábula Boccaccio e Chaucer, do Dr. John Aikin, era forte e veloz e preferia ser admirado por essa qualidade do que ser um ganso com várias qualidades pífias.

Com essas duas histórias observamos que se planejarmos nossas ações e termos visão de futuro, as chances de fracasso diminuem muito. Mas muitas vezes, planejar, apenas, não serve. Precisamos ter muito foco e concentrar nosso esforço em um único propósito e não atirar para todo lado, usando nossas melhores qualidades no projeto que estamos desenvolvendo.

Isso se aplica em nossa vida pessoal, no trabalho e em áreas como a segurança e a educação, onde o planejamento e concentração hoje, vão dar ótimos frutos a curto, médio e longo prazo. Se não investirmos rapidamente em segurança, não teremos presente. Se não investirmos rapidamente em educação, não teremos futuro. Cabe a todos nós cobrar que os investimentos aconteçam.

Notícias Relacionadas

Índices de crimes caem bruscamente em Orleans

Segundo dados divulgados pela Polícia Civil, houve redução de 300% dos crimes de roubo e quase 30% do número de furtos.

Eleições 2020: PSD confirma Ulisses Gabriel e Lucas Librelato como candidatos ao Executivo de Orleans

O partido ainda recebeu o apoio do Democratas, PSC e Republicanos. A convenção foi realizada nesta quarta-feira (16)

Proprietário de lavação é preso por tráfico de drogas em Orleans

Na delegacia, o acusado confirmou que entregou 15 gramas de crack para o usuário em troca de um Fiat Uno com problemas mecânicos.

Novos nomes do PSD se reúnem para discutir ações para as eleições deste ano