Poder Legislativo

Plano de Mobilidade Urbana de Criciúma em discussão no Legislativo

Foto: Jessica Rosso

Foto: Jessica Rosso

Como parte do calendário, integrantes do Consórcio Prosul e Esfera, estiveram na Câmara de Criciúma ontem (14), para falar do Viamob – Plano de Mobilidade Urbana de Criciúma, iniciativa do governo municipal. Criciúma é uma das poucas cidades que iniciaram o plano e em Santa Catarina, o município é um dos pioneiros ao lado de Joinville e Itajaí. A empresa vencedora do certame é que irá desenvolver o plano em conjunto com as comunidades. Eles usaram o espaço destinado ao Horário Político.

O presidente da ASTC, Paulo Pacheco, lembrou a Lei Federal n° 12.587, de 03 de janeiro de 2012, que obriga os municípios a elaborar o plano e explica as diretrizes a serem aplicadas na cidade. “O objetivo é dar a oportunidade de a população discutir as diretrizes, de forma responsável e objetiva no que tange a matéria. Planejamento é tudo, e com isso, a responsabilidade de planejar isso, é de todos nós”, disse Pacheco.

De acordo com Leonardo Tiscoski, representante do Consórcio, serão cinco etapas, como o plano de comunicação e participação social, diagnóstico e prognóstico, plano diretor de mobilidade e de implantação, gestão e monitoramento, e para finalizar a minuta do projeto de lei. Para isso, serão feitos cenários que vão apontar as dificuldades e problemas, para apontar as soluções.

Roberto de Oliveira Cabral, também representante do Consórcio, destacou que a população tem que fazer um pacto com a mobilidade, optar por outros meios de transportes, não somente o individual, e os empresários devem dar incentivos ao transporte coletivo.  

Ele mencionou que o município tem a frota de 141.784 veículos, com seis veículos para cada 100 habitantes. Ele apresentou ainda uma pesquisa que apontou que 41% dos brasileiros não usam veículos motorizados; 37,5% vão a pé aos seus destinos; 3,1% de bicicleta, e 26,9% utilizam os automóveis. Ele frisa que a responsabilidade a respeito da mobilidade não é só do poder público, mas de toda a população.

Cabral ainda ressaltou os princípios da mobilidade que podem ser aplicados, como andar a pé, uso da bicicleta, uso de ônibus, entre outros. O cronograma do Viamob irá prosseguir com as leituras comunitárias pelos bairros.

Colaboração: Daniela Savi