Geral

Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) está em fase de elaboração em Imbituba

O PMMA normatiza os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e ao uso sustentável da Mata Atlântica.

Divulgação

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Imbituba (SEMA) reiniciou a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). O plano está sendo desenvolvido pelo município, com o apoio do Grupo de Trabalho (GT) criado dentro do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA). O conselho é formado por representantes do Poder Público, da Iniciativa Privada, do Terceiro Setor e da Sociedade Civil.

Conforme previsto na Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/06), os municípios devem assumir responsabilidade na proteção do bioma, através dos instrumentos necessários, como o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, que é considerado o principal deles. O PMMA normatiza os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e ao uso sustentável da Mata Atlântica. A produção, elaboração e implementação do PMMA deverá ser efetivada em cada município que apresenta remanescentes desse Bioma.

O plano deve apontar ações prioritárias e áreas para a conservação, manejo, fiscalização e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica, com base no mapeamento dos remanescentes existentes no município. O plano também será capaz de fornecer subsídios ambientais para a manutenção de outros planos e programas de ação na cidade, além de ser uma grande ferramenta para a efetivação da educação ambiental e construção de uma nova imagem e significado ambiental para o município.

Participação Social

O processo de construção do PMMA acontecerá de forma transparente e participativa, com ampla colaboração e contribuição da população, por meio de consultas públicas e oficinas, estimulando a participação da sociedade na etapa do diagnóstico da situação da mata atlântica em cada bairro.

Com isso, a SEMA disponibiliza um questionário online de consulta pública para levantar a percepção ambiental da população. Participe respondendo o questionário disponível neste link.

Participe também das oficinas para a construção participativa do plano, que ocorrerão em novembro em cada região. Em caso de dúvidas ou para mais informações sobre a participação no PMMA, entre em contato com a SEMA pelo telefone (48) 3255-8150 ou pelo e-mail [email protected]

Divulgação

Notícias Relacionadas

Correntista de Imbituba receberá com juros e correção valor retirado da conta sem sua autorização

Sem seu conhecimento e autorização, em janeiro de 2015, R$ 19 mil foram transferidos de seu domínio para a conta de outra pessoa.

Bombeiros comemoram três anos sem mortes por afogamento durante Operação Veraneio

Em contrapartida, casos de queimaduras com águas-vivas passaram dos 15 mil nas praias de Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna durante toda a Operação Veraneio.

Lei aprovada em Imbituba irá oficializar o programa que beneficia idosos

O Diretor Municipal de Esportes de Imbituba, Norton Evaldt, defendeu, nos últimos dias, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei que torna oficial o programa “Comunidade Ativa”.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.