Economia

Plano Safra reserva R$ 4,1 bilhões

Além de possibilitar o aumento da produção de pescado no país, o plano pretende retirar milhares de pescadores da miséria

Um total de R$ 4,1 bilhões está disponível em crédito e investimento para fortalecer o setor pesqueiro. Os recursos serão concedidos pelo BNDES, bancos públicos e cooperativas de crédito.
 
O Plano Safra do setor para o período 2012-2014 foi apresentado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura na assembleia legislativa. O evento foi promovido pela Comissão de Pesca e Aquicultura do parlamento catarinense e contou com a participação de representantes do ministério.
 
Além de possibilitar o aumento da produção de pescado no país, o plano pretende retirar milhares de pescadores da miséria. “Não é só o recurso financeiro. É um olhar social do governo para a pesca e a aquicultura”, salientou Américo Ribeiro Tunes ao Notisul.
 
O plano possui linhas de crédito para micro, pequenos, médios e grandes pescadores. Além de recursos para a produção, há linhas para financiar a assistência técnica, compra de novos barcos, além de estímulo ao aumento no consumo de pescado, com a realização de compras institucionais do produto. Serão realizados encontros pelo estado para divulgar o programa e permitir que o maior número possível de pescadores tenha acesso aos recursos.