Geral

Plano vai direcionar uso sustentável da água na Bacia do Rio Urussanga

Objetivo é estabelecer metas e indicadores para garantir o uso do recurso natural aos dez municípios abrangidos pela bacia. Evento nesta quinta-feira (14) marcou o lançamento do plano.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Um plano vai estabelecer metas e indicadores para o uso sustentável da água nos próximos anos para, pelo menos, dez municípios do Sul do Estado. A iniciativa foi apresentada na tarde desta quinta-feira (15) pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga em evento realizado na Sociedade Recreativa Urussanga, contando com a presença de lideranças de cada cidade, além de representantes do Governo do Estado.

O Plano da Bacia Hidrográfica será elaborado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) com apoio financeiro e institucional da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS). Serão investidos aproximadamente R$1,2 milhão pelo Governo do Estado.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

“Quando se tem um plano, se tem uma direção. As prefeituras saberão onde investir e mostrará em valores quanto custa e o que fazer a curto, médio e longo prazo na gestão de recursos hídricos. Inclusive, o plano contará com dados que servirão de embasamento técnico na busca de recursos pelas prefeituras”, enfatizou o coordenador do plano e professor Celso Albuquerque.

E a falta de água é uma das principais preocupações, segundo Albuquerque. “Se não agirmos agora, poderemos ficar sem água para atender a região. Os técnicos mais importantes são vocês”, enfatizou apontando para as lideranças presentes no evento.

Entre as medidas que serão aplicadas durante a elaboração do plano está o cadastro de usuários de água. “Esta etapa é uma das mais importantes da elaboração do planejamento. Não tem como planejar sem ter esses dados. Não existe desenvolvimento sem planejamento. Esperamos que a comunidade permaneça durante estes 18 meses de estudos”, enfatiza a presidente do Comitê da Bacia, Carla Possamai Della.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

O prefeito de Urussanga, Gustavo Cancelier concordou com a preocupação do coordenador do Plano. “Qualquer tipo de planejamento que se faça neste momento é preservar a vida. Como gestor público, saberemos onde investir de forma segura”, destacou.

A solenidade, realizada na Sociedade Recreativa Urussanga, foi prestigiada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Adenilso Biasus, representando o Governo de Santa Catarina. “Vivemos no melhor Estado da Federação. Dos 50 indicadores, nos destacamos em 48 delas. Temos a melhor expectativa de vida. Para fazer de forma eficiente, precisamos desse estudo para transformá-lo em políticas públicas. A água é um bem público e devemos fazer o uso racional”,  afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Adenilso Biasus.

Etapas do plano

As etapas do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga consistem no envolvimento da sociedade no Plano, caracterização e diagnóstico da Bacia, cenários futuros das demandas hídricas, compatibilização de demandas e disponibilidades, e plano de ações.

A Bacia do Rio Urussanga

A Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga abrange uma área de 679,16 km² e está situada na região hidrográfica – RH 10, no Extremo Sul Catarinense. Dez municípios estão inseridos nesta bacia, totalizando mais de 118 mil habitantes de Urussanga, Cocal do Sul, Pedras Grandes, Treze de Maio, Morro da Fumaça, Criciúma, Sangão, Içara, Jaguaruna e Balneário Rincão.

Somente os municípios de Cocal do Sul e Morro da Fumaça estão com área total na bacia. Cabe ao Comitê da Bacia do Rio Urussanga promover o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado dos recursos hídricos na área da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga.

Veja mais fotos do encontro

  • IMG_6524 (Copy)
  • IMG_6564 (Copy)
  • IMG_6539 (Copy)
  • IMG_6553 (Copy)
  • IMG_6536 (Copy)
  • IMG_6531 (Copy)
  • IMG_6550 (Copy)
  • IMG_6535 (Copy)
  • IMG_6543 (Copy)
  • IMG_6546 (Copy)

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Fapesc convida pesquisadores para falar sobre desenvolvimento de vacina para Covid-19

A Fapesc convidou os pesquisadores André Báfica e Daniel Mansur para conversar diretamente com os catarinenses em live nas redes sociais nesta quinta-feira (30), às 17h.

Coronavírus em SC: Governo e nova diretoria da Fecam alinham ações para o desenvolvimento de Santa Catarina

O encontro aconteceu de maneira virtual e serviu para ampliar o diálogo entre o Executivo estadual e os representantes dos 295 municípios catarinenses.

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.