Saúde

Planos de saúde terão que cobrir mamografia digital sem restrição de idade

Nova regra da ANS entra em vigor em 1º de outubro e prevê cobertura do exame para todas as pessoas quando houver indicação médica.

Foto: Ilustrativa

A partir de 1º de outubro, os planos de saúde serão obrigados a cobrir exames de mamografia digital para todas as pessoas quando houver indicação médica, sem restrição de idade. A mudança foi aprovada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e anunciada nesta quinta-feira (10).

Atualmente, a cobertura obrigatória da mamografia digital é destinada a mulheres entre 40 e 69 anos. Com a nova regra, o exame poderá ser solicitado para pacientes de qualquer faixa etária, desde que exista indicação médica.

A mamografia digital é utilizada na detecção de alterações nas mamas e pode identificar sinais de câncer antes mesmo que sejam percebidos pelo toque. O exame também permite o armazenamento digital das imagens, facilitando comparações ao longo do tempo e a avaliação por diferentes profissionais.

Mudança inclui todos os gêneros

A ampliação foi discutida pela Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde), que avaliou a retirada da restrição de idade.

A decisão determina a cobertura para “todas as pessoas”, abrangendo pacientes independentemente de gênero.

Segundo a ANS, a mudança considera que a mamografia digital já está consolidada como uma ferramenta de diagnóstico e que a restrição anterior poderia dificultar o acesso ao exame quando indicado por um profissional de saúde.

Importância do diagnóstico precoce

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima cerca de 73,6 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil.

A identificação da doença em estágio inicial pode ampliar as possibilidades de tratamento e reduzir a necessidade de procedimentos mais invasivos. A nova regra da ANS passa a valer em 1º de outubro, mês marcado pela campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização sobre o câncer de mama e à importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Fonte: Agência Brasil

Notícias Relacionadas

“Pedi a Deus para me levar”: duas mulheres do Sul de SC, o câncer e a luta para continuar vivendo

Andreza Amorim superou a fase mais difícil do tratamento e realizou o sonho de abrir uma escola. Kátia Gama ainda enfrenta a quimioterapia e conta como a doença mudou a vida que havia planejado.

Orleans vai disponibilizar mil mamografias para mulheres durante o Outubro Rosa

Ação da Secretaria Municipal de Saúde busca ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama entre as mulheres do município.

Outubro Rosa em Orleans terá caminhada, palestras e ações de apoio às mulheres

Programação da Rede Feminina de Combate ao Câncer segue ao longo do mês e inclui celebração pelos 27 anos da entidade.

Médico disse que ela não voltaria a nadar; catarinense vence câncer e faz história no ultra triatlo

Natural de Tubarão e criada em Capivari de Baixo, Elizabeth Rocha se tornou a primeira brasileira a concluir 678 quilômetros do Triplo Contínuo. Ao Sul In Foco, ela conta o que existiu antes da linha de chegada.