Geral

Plantão de Óbito Domiciliar é oferecido pelo município de Imbituba

O médico faz o exame físico e, se constatar a morte natural da pessoa, emite a certidão e libera o trabalho do serviço funerário.

Divulgação/Prefeitura de Imbituba

A certidão de óbito é um documento imprescindível. Só com ela emitida, o serviço funerário pode ser executado. Essa é uma determinação do Conselho Federal de Medicina. Além disso, a declaração precisa ser feita por um médico e no local da ocorrência.

Muita gente não sabe, mas, em Imbituba, a prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica, colocou em prática o Plantão do Óbito Domiciliar, que funciona nos períodos em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão fechadas (fins de semana, sábados, domingos, feriados, pontos facultativos e a noite).

Esse é um serviço gratuito. A Vigilância Epidemiológica Municipal, quando informada pelo telefone de plantão (48 9999-31929), envia uma equipe até o local do óbito. A partir daí o médico faz o exame físico e, se constatar a morte natural da pessoa, emite a certidão e libera o trabalho do serviço funerário.

“A gente deixa bem claro que todo o serviço é gratuito. Ninguém pode cobrar por isso, essa é uma formalidade indispensável para o sepultamento. Foi com base nisso que regularizamos o serviço, criando o Plantão de Óbito Domiciliar” disse a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Susana Souto.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Município e HNSC celebram convênio de R$ 1,8 milhão para custeio de atendimentos na emergência

Os recursos serão destinados ao setor de emergência da instituição.

Estado e município de Laguna indenizarão homem que ficou cego por demora em cirurgia​

Um homem de 60 anos perdeu sua visão e será indenizado em R$ 150 mil pelo Estado e pelo município de Laguna.

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.