Geral

Plenário da Câmara Municipal de Criciúma passa por reformas

Vereadores também vão ganhar novos notebooks e um novo sistema para votação digital

Aproveitando o tempo de recesso dos parlamentares de Criciúma, a Câmara de Vereadores, por determinação do presidente interino, Salésio Lima, está realizando algumas reformas no Plenário, como a instalação dos novos notebooks, que foram comprados para os vereadores ainda na gestão anterior, e a reestruturação de uma parte da parede que foi quebrada na última sessão de 2012, quando estava sendo discutido o parcelamento dos débitos de contribuição previdenciária para com o Instituto Municipal de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Criciúma (Criciumaprev).

“Além desta pequena reforma na parede, também vai ser instalado o novo sistema para que a votação dos vereadores seja digital. Assim, quando um vereador votar já aparecerá o resultado nos telões que  ficam instalados atrás da mesa diretora”, adiantou o presidente, que conferiu as obras na tarde de hoje (18/1), ao lado da Diretora Kelly Cristina Ferreira, do Diretor de Logística, Fábio Roberto Menegon e do Técnico Legislativo em Informática, Henrique Sabino.

Uma nova pintura no Plenário e a instalação elétrica desses novos notebooks também estão sendo feitos. O valor total para esses trabalhos, que serão concluídos na próxima semana, foi em torno de R$ 1 mil.

O presidente também informou que um curso está sendo previsto para oferecer aos vereadores, já que nesta legislatura são cinco novos membros. As placas que ficam em cima da mesa de cada vereador também já foi confeccionada. “Estamos analisando a data para o curso e depois vamos passar aos vereadores e seus assessores. Provavelmente será no início de fevereiro. É uma forma de contribuir para o melhor desenvolvimento dos seus trabalhos”, enfatizou Lima. Os trabalhos no Legislativo serão retomados dia 18 de fevereiro, quando ocorrerá a primeira sessão ordinária.

Como vai funcionar a votação com a nova medida

Segundo o Técnico Legislativo em Informática, Henrique Sabino, durante a votação de um projeto cada vereador que possui um notebook em cima da sua mesa no Plenário vai entrar com sua senha e votar se é a favor ou contra ao projeto. Assim que votar o resultado vai sair automaticamente nos telões, o que dará mais agilidade e transparência nos trabalhos. Os computadores são da marca Samsung com tela de 14 polegadas – Core I3 e foram adquiridos em maio do ano passado.

Ele explicou que a idéia foi trazida, após visita à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no ano passado. “Vai ficar mais fácil para o público acompanhar as sessões. Além disso, o vereador também terá acesso ao site da Câmara – www.camaracriciuma.sc.gov.br – durante as sessões e, se quiser, poderá acompanhar ou ver algum projeto que está em dúvida”, explicou Sabino, acrescentando que também já foi instalado um computador em cada gabinete e está sendo feita a reorganização das bancadas.

Daniela Savi/Imprensa Câmara de Vereadores de Criciúma