Segurança

PM de Braço do Norte descobre plantação de maconha e laboratório de óleo de fitocanabinoide

Associação atuava na produção de óleo terapêutico proveniente da planta; pai e filho, de 28 e 64 anos, foram presos.

Foto: Polícia Militar

Pai e filho foram presos por cultivo e venda de substância ilícitica e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido em ocorrência registrada por volta das 20h30min desta terça-feira, dia 29, na Estrada Geral Alto Travessão, em Braço do Norte. A Polícia Militar também descobriu uma plantação com 295 pés de maconha na residência, onde funcionava um laboratório ilegal de óleo de fitocanabinoide.

A guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), juntamente com a guarnição da Programa Policiamento com Motocicletas (ROCAM), estava realizando operação de trânsito quando abordou um veículo Fiat Punto, com placas de Gravatal, tendo como condutor H. H. J., 28 anos, que ficou nervoso com a abordagem, já que foi possível sentir cheiro de maconha no interior do veículo. Em busca pessoal, foram localizados, no bolso da blusa dele, três frascos de óleo fitocanabinoide.

Em busca veicular, foram encontrados mais cinco frascos no porta-luvas do veículo. Os fitocanabinoides são as moléculas terapêuticas da planta. Entre os mais conhecidos, estão o Tetrahidrocanabinol (THC) e o Canabidiol (CBD). Em conversa com o suspeito, ele relatou que faz parte de uma associação que produz o produto. Ele autorizou o deslocamento até a residência, situada em Braço do Norte, onde estavam também o pai dele, de iniciais H. H., 64 anos, e um possível cliente, identificado como E. G. U., 54 anos.

Da estrada, foi possível observar a plantação de maconha. Com a autorização de H. H. J., foi realizada uma busca na casa, onde foram localizados 295 pés de maconha de diversos tamanhos e em diversos vasos, além de aproximadamente 1,4 quilo de maconha já processada e um laboratório caseiro para o processamento da maconha e extração do óleo. Conforme a PM, os pés de maconha estavam alocados em uma estufa improvisada no porão e também em alguns outros locais em volta da residência.

Foto: Polícia Militar

Além disso, foram localizados embalagens e rótulos para acondicionamento e rótulos dos produtos já prontos, diversos utensílios utilizados no laboratório e três armas de fogo, sendo uma garrucha calibre .22, uma garrucha calibre .32, um revólver calibre .22 e seis munições calibre. 22. Também foi apreendida uma CPU, onde está armazenada, segundo H. H., os prontuários dos pacientes que são atendidos, como receitas, notas fiscais e entre outros. Cinco receitas médicas encontradas na residência, bem como cópia do CNPJ de uma associação também foram apreendidas.

Conforme a PM, o local não possuía nenhum tipo de autorização de funcionamento. Diante dos fatos, por volta das 23 horas, os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Braço do Norte, juntamente com os objetos apreendidos, para a realização dos procedimentos cabíveis. A ocorrência contou também com a atuação da guarnição do Canil e as guarnições de São Ludgero e Gravatal, além de Braço do Norte.

Foto: Polícia Militar

Notícias Relacionadas

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de latrocínio em Sombrio

DIC de Criciúma apreende 1,5 kg de maconha e munição de calibre restrito

Revólver, munições e droga são encontrados durante blitz realizada pela PMRv de Içara

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.