Segurança

PM salva bebê engasgada em Capivari de Baixo

Segundo a mãe da criança, quando percebeu que a filha havia se engasgado, ligou para o 190

Divulgação

Um bebê de um mês que se engasgou com muco, foi salvo por policiais militares da Radiopatrulha de Capivari de Baixo na tarde desta quinta-feira, 6, no bairro Alvorada, em Capivari de Baixo.

Segundo a mãe da criança, quando percebeu que a filha havia se engasgado, ligou para o 190. Ela foi orientada por telefone a fazer a manobra heimlich para desengasgo, mas não conseguiu sozinha.

“Estava desesperada. A viatura chegou muito rápido, e aí eu entreguei meu filho na mão da policial, ele já estava desmaiado, desacordado. Ela fez o procedimento e trouxe meu filho de volta, foi onde ele chorou”, contou a mãe.

A Cabo karina, agiu rápido. “A mãe me deu a criança nos meus braços já desfalecida, fiz a manobra, efetuei alguns tapinhas nas costas da criança e ela chorou. Depois fiquei monitorando até a chegada do Corpo de Bombeiros para prestar a assistência necessária.

A mãe agradeceu a Cabo Karina e ao Soldado Fernandes pela agilidade no atendimento, e por salvarem seu filho, ambos foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora da Conceição em Tubarão.

O que fazer nestes casos?

Segundo a PM, as ocorrências envolvendo crianças engasgadas são comuns e é importante que os pais ou responsáveis aprendam a fazer o procedimento para uma eventual urgência.

“Quem passar por esse tipo de situação primeiramente manter a calma e tentar colocar a criança de bruços sobre o antebraço, com o braço levemente abaixado, com a cabeça da criança apontada para baixo levemente. E dar alguns tapas nas costas da criança de maneira que auxilie no desengasgo dela”.

É importante entrar em contato com as equipes de socorro o mais rápido possível. Para esse tipo de atendimento, a população pode ligar para o 190 da PM ou também para o 193 do Corpo de Bombeiros.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma realiza ação para relembrar um ano de vacinação e início da aplicação em crianças

Há um ano, a primeira dose da vacina contra Covid-19 era aplicada em Criciúma

Criciúma é a única cidade da Amrec a conquistar medalhas de ouro na Obmep

Ao todo, 100 alunos das escolas municipais são premiados com medalhas e menções honrosas, além de quatro professores que também foram destaques

TeleCovid: mais de 1200 atendimentos são realizados no primeiro dia

Serviço de atendimento remoto foi retomado nessa terça-feira

Fiz o Enem, que curso escolher agora? Orientadora profissional comenta afirma que curso precisa ter o DNA de cada um

A resposta pode estar nas questões básicas diárias para compreender as áreas de interesse