Segurança

PM tentará novamente contratar militares temporários em Santa Catarina

Proposta já tramitou na Alesc, mas não foi aprovada por um voto

Foto: Divulgação

A Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) faz novos estudos para discutir com o governador Jorginho Mello (PL) a criação da função de militar temporários dentro da corporação. Em 2023, um projeto de lei tramitou na Assembleia Legislativa (Alesc), mas não foi aprovado por um voto. Internamente, o tema é polêmico, mas o comando-geral aposta na sensibilização do efetivo sobre a importância dos postos a serem contratados para que haja apoio.

Segundo o coronel Aurélio Pelozato, comandante-geral da PM-SC, a nova proposta está em andamento com base na ocupação de espaços voltados para a área da saúde dos policiais e em trabalhos administrações. Pelozato diz que, por exemplo, seriam contratados militares temporários que atuariam como médicos, dentistas e assistentes sociais. O atendimento de ocorrência pelo 190 também seria reforçado com o novo modelo.

O formato de militares temporários não é uma novidade no Brasil. O Exército Brasileiro já o adota, com tempo máximo de permanência na corporação de oito anos e período menor de formação. No caso da PM-SC, afirma Pelozato, nenhum dos temporários atuaria nas ruas com as funções de um policial efetivo.

Além de atender a uma demanda de atendimentos de saúde, a criação do novo modelo também ajudaria a reduzir a falta de servidores. Atualmente, a PM tem perto de 9 mil policiais na ativa. O limite prudencial é de 10 mil. Pelozato diz que a situação é crítica.

A expectativa do comandante-geral é que a ministra do STF Cármen Lúcia reveja uma posição dela que suspendeu os concursos da PM-SC em andamento por conta da discussão sobre o percentual destinado às mulheres. Os processos seletivos já estão finalizados, com 500 vagas para praças e 50 a oficiais. O governo de SC aguarda a mudança de entendimento do Supremo para chamar os aprovados imediatamente.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Caminhão carregado cai no rio após ponte desabar em SC

As equipes já estão empenhadas na reconstrução da ponte

Sem Arthur Caike, Criciúma terá a volta de dois titulares contra o Juventude

PRF usará drones para fiscalizar BR-101 e Via Expressa em SC

Além dos drones, a PRF planeja utilizar câmeras fixas para o videomonitoramento

Carros, relógios de luxo e dinheiro são apreendidos em investigação sobre esquema de compra de veículos em SC

A operação, denominada "Hot Wheels", foi realizada nesta quinta-feira (25) e contou com a participação de 30 policiais