Poder Executivo

Corte de árvores em Orleans causa questionamentos e reclamações

Secretário municipal alega questões de segurança, mas população cobra planejamento visando ampliar a arborização urbana.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

A poda de árvores na área central de Orleans, realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura, desagradou os moradores da cidade e gerou questionamentos na última semana. Nas redes sociais, internautas se manifestaram contra a iniciativa do poder público.

Aline Zomer, que reside na Rua Expedicionário Venceslau Spancerski, fez uma postagem no Instagram, que foi republicada pela página Orleans Mil Grau. “Depois de quase um ano das podas desastrosas por toda cidade, essa semana arrancaram algumas árvores aqui da nossa rua”, disse ela ao divulgar a imagem. “Mas, para embelezar, colocaram pedrinhas. Parabéns pelo desserviço”, ironizou.

Foto: Reprodução Instagram

 

Questionado, o secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Vieira, justificou se tratar de uma medida preventiva de segurança. “Cortamos três árvores que estavam sem vidas já. Na frente da igreja, uma foi eliminada porque já estava podre. Já tinha até um galho quebrado que estava caindo. Então, resolvemos cortar ela antes que alguém se escorasse e acabasse se machucando. Na Rua Expedicionário Venceslau Spancerski, foi a mesma situação”, esclarece.

Segundo ele, o plantio de árvores nos mesmos lugares será providenciado em breve. “A gente vai replantar, fazendo a substituição”, garante. “As árvores cortadas são exóticas. Ou seja, não são nativas. Então, ela pode ser podada sem problema nenhum, sem autorização ambiental. Mas esta não foi a razão. Só fizemos a poda dela mesmo porque já estavam sem vidas, estavam secando”, reforça.

A explicação, entretanto, não agradou. Jedion Mazon é um dos cidadãos que defendem de forma ferrenha a arborização urbana. Como benefícios, ele cita questões de bem-estar, segurança e melhoria estética.

“Toda cidade de primeiro mundo que se preze também preza pelas árvores. Elas ajudam a evitar deslizamento de terra e manter esses nossos morros firmes e seguros, além de contribuir com a redução de calor em dias de altas temperaturas e proporcionar sombras que nos dão conforto. Tem também a questão do próprio embelezamento da cidade”, defende.

Além de empresário, Jedion é presidente da CDL Jovem e cogita, inclusive, iniciar uma campanha com este objetivo. Ele acredita que é fundamental que haja a união entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade organizada para discutir o assunto a fim de buscar soluções para o problema. “A gente tem muito a ganhar quando a cidade é mais arborizada. A intenção é que tenhamos um plano concreto porque, em diversos pontos da cidade, é possível que se faça o plantio de árvores de maneira segura para elas desempenhem o seu propósito”, conclui.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Notícias Relacionadas

Menina morre e irmã fica ferida após queda de árvore

Crianças brincavam no local quando telhado desabou após ser atingido por tronco. Cidades tiveram alagamentos e deslizamentos.

Carro sai da pista e colide em árvore, em Turvo

Novembro Azul: Amistoso Amigos da Saúde será realizado neste sábado, em Orleans

Árvore cai sobre rodovia e causa acidente na SC-108, em Orleans

Chuva e rajadas de vento forte podem ter motivado queda da árvore sobre a rodovia. Acidente aconteceu no trecho da comunidade da Taipa.