Geral

Podcast vira ferramenta de ensino no curso de Direito

O professor Cristiano de Souza Selig tem inovado na maneira de repassar os conteúdos curriculares aos acadêmicos de Direito na Unisul.

Divulgação

O professor Cristiano de Souza Selig tem inovado na maneira de repassar os conteúdos curriculares aos acadêmicos de Direito na Unisul. Desde agosto deste ano, o profissional tem produzido podcasts para complementar o ensino a seus estudantes. “Os alunos possuem características diferentes no que tange à vida estudantil e a possibilidade, facilidade e dificuldade de aprendizagem e precisamos tentar atender a elas”, acrescenta.

Cristiano leciona na universidade desde 2015 e explica que a ideia de criar o podcast “Nosso Direito Constitucional” surgiu do desejo de auxiliar os estudantes da 2ª a 4ª fase do curso de Direito no aprendizado dos assuntos fundamentais para a carreira profissional na área. Ele opina que o conteúdo poderia, inclusive, ser ensinado pelas escolas, pois, explica como a sociedade política se organiza e funciona, sendo esses conhecimentos fundamentais para qualquer pessoa.

Nosso Direito Constitucional

O Podcast criado por Cristiano está disponível no Spotify e no Spreaker, que são plataformas de streaming de áudio que permitem o acesso livre aos conteúdos pelos estudantes e também para o público no geral. “A opção por áudio se deu em razão da facilidade para quem recebe o conteúdo, isso porque, o estudante poderá realizar outras atividades, a exemplo de atividade física, enquanto escuta o podcast. Considerei, também, a questão dos dados móveis, da possibilidade do espaço para armazenamento, e também na minha comodidade para produzi-lo”, explica.

Com resultados positivos, o trabalho do professor que era antes divulgado apenas nas aulas que ministrava e nas redes sociais próprias está conquistando o apoio e a divulgação dos alunos. “Tenho recebido, por parte dos estudantes, um excelente retorno no sentido da aprendizagem que a utilização da ferramenta proporciona. Além disso, os acadêmicos estão indicando através das redes sociais deles esse trabalho que criei como uma ferramenta extra de ensino além da sala de aula”, comemora.

Educação é o foco

Para conseguir passar o conteúdo aos estudantes, Cristiano utiliza de temáticas da atualidade para aprofundar os conteúdos didáticos que são cheios de termos técnicos. O profissional reforça que o podcast é feito exclusivamente para fins educativos, porém, destaca que se utiliza de um pouco de descontração como a participação dos filhos, que ainda são crianças, mostrando que o conhecimento pode ser compartilhado de inúmeras formas.

Colaboração: Comunicação Unisul 

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Assistentes sociais do Poder Judiciário estudam garantia do direito à convivência familiar de crianças e adolescentes

Os nove pesquisadores integrantes do grupo trabalharam na elaboração de um subprojeto para a produção e disseminação de conhecimentos e o aperfeiçoamento de metodologias de trabalho na área